O que a sociedade espera da polícia

O triste episódio do bailarino Douglas, alvejado pela polícia durante uma ação na favela em que vivia nos leva a refletir sobre como a sociedade e a polícia se relacionam: uma tem medo da outra e não confia nela, quando deveria confiar porque, apenas se a polícia e a sociedade trabalharem juntas e confiarem uma na outra, é que os problemas de criminalidade e falta de segurança irão começar a diminuir neste nosso Brasil.

As pessoas costumam não gostar de policiais. Reclamam que a polícia brasileira é violenta, corrupta, incompetente e vemos isso todo dia na maneira como muitos agem ao ver um carro da polícia por perto: ficam ressabiados, como se já estivessem esperando que os policiais fossem descer do carro para prendê-los.

Estranhamente, a mesma sociedade que condena a polícia chamando-a de violenta faz apologia da punição violenta dos bandidos. Quando passam notícias sobre um ladrão sendo preso, ouvimos as pessoas dizendo que "todo bandido deveria levar uma surra de quebrar os ossos". Se acontece da polícia prender e espancar um inocente que teve o azar de estar no lugar errado na hora errada, o discurso muda e todos dizem: " a polícia não tem jeito mesmo. Quando chega, vai logo batendo."

Então, o que a sociedade espera da polícia? Se defendemos que os criminosos devem ser espancados, principalmente quando cometem crimes bárbaros, não estamos defendendo que se combata barbárie com barbárie? E o Brasil ficará mais seguro e os criminosos terão medo sempre que apanharem? Não. O que acontecerá é que o Brasil se tornará um país cada vez mais violento e inseguro. Se queremos uma polícia justa e que nos ofereça segurança, não podemos querer que ela chegue logo espancando antes de investigar, saber o que realmente houve. Uma polícia deve tratar a todos com humanidade e não vir logo atirando e espancando senão, quem confiará nos homens que deveriam nos proteger?

Portanto, sejamos racionais e não sejamos a favor de que a polícia bata nem mesmo nos criminosos porque, podemos confiar num policial violento e que, para "elucidar" um crime, recorre a métodos desumanos como tortura física e degradação psicológica? Alguém gostaria de ser espancado com cassetetes, levar coronhada de revólver, ser obrigado a tirar a roupa, ter o rosto mergulhado numa bacia d'água? Esses são apenas alguns detalhes que muitos que já foram presos relataram.