Pele preta

Detestava me ver diante de fotos, e espelhos

Acho que tinha medo da minha cor trauma do meu peso

Sinônimo de beleza pra mim sempre foi olhos claros, pele clara, cabelos lisos e loiros corpo magro.

Essa beleza fazia vender revistas ser considerada na moda, ter no que se espelhar em algo tão distante de si mesmo é uma roleta russa, meu perigo foi se formando em forma de algo banal e sem atitudes.

Lembro de quando olhei minhas fotos de criança e quando era apenas um bebê, não gostava de ser tão pretinha.

Nunca tinha notado, mas sempre preferi bonecas claras, de olhos azuis já que quase não haviam da minha cor.

Diziam que eu era bonita, só que ao meu redor nunca foi assim, e por isso acreditar na minha mãe ou nos meus parentes era difícil quando se tinham tantos ao seu redor te mostrando ao contrário, como uma vez quando estava voltando da escola e uma colega minha disse que eu poderia fazer no teatro da escola a noite, pois eu tinha a pele da sua cor, e quando me disseram que meus cabelos eram como "juba" de um leão, como não tinha cabelos lisos igual sua maioria.

Minha tal "beleza" nunca foi retratada por mim, como algo que deveria ser de grande valor, só que era apenas um ponto negro no meio de vários brancos. Não há padrão de beleza pros de pele um tom acima da média, você não tem escolhas. Até o próprio negro que de tanto ver que não há tantas escolhas procura alguém mais "claro" do que ele, porque ele não enxerga nele mesmo uma beleza, então ele vai procurar na que ele conhece.

Espero que meu coração mude um dia e veja que sim há beleza na pele negra, como há beleza na pele parda e oriental, e que ela é uma parte sua de dentro de como você se vê ao acordar todos os dias, de como se trata. Nunca me tratei bem da maneira que precisava me tratar e isso é um exercício diário, de me aceitar aos poucos do jeito que eu sou, da forma que fui concebida, da maneira com que meu corpo foi se desenvolvendo e se moldando como mulher, e não do modo que nunca vou chegar a ser.

Naty Silva
Enviado por Naty Silva em 28/04/2014
Reeditado em 03/05/2014
Código do texto: T4786718
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2014. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.