Um preconceito injustificável

Saber que um torcedor espanhol atirou uma banana para um jogador brasileiro que, tranquilamente, comeu-a sem se importar com o insulto racista, entristece-nos por vermos que, mesmo nesses tempos atuais, com tanto conhecimento, informação e provas de que não há ninguém superior a ninguém e que o valor de uma pessoa não está na cor da sua pele nem na sua herança racial (afinal, muitas pessoas de pele claríssima têm ancestralidade africana), ainda haja pessoas que tenham esse preconceito injustificável. Será que essas pessoas não sabem nada do passado da Humanidade, nunca leram sobre as monstruosidades cometidas no passado em nome de uma pretensa superioridade racial?

Por causa do racismo, tribos indígenas foram dizimadas, negros foram arrancados de suas terras e forçados a trabalhar como escravos em terras estranhas e milhões de judeus foram para a câmara de gás. Isso é algo de que a Humanidade possa se orgulhar? Onde está a superioridade de alguém que humilha, insulta, persegue e mata por considerar que o outro é inferior por causa de sua raça?Tantas pessoas, de todas as cores, mostram-nos diariamente que o valor está na personalidade, na retidão, em tentar vencer fazendo a coisa certa, não em ser branco, negro ou asiático. Isso não deveria bastar para que cada um fosse entendendo que raça não determina o valor de ninguém?É incrível como os seres humanos persistem em ser ignorantes, apesar de todo o avanço da ciência e do conhecimento.