Goianésia, onde estão os valores culturais?

Sempre que eu descia pela Avenida Goiás, logo abaixo da Rua 22 não deixava de notar um prédio da década de 40, no piso inferior havia uma lojinha de calçados e no piso superior, estava abandonado, um tanto sombrio e misterioso. Sempre que passava por lá, ficava extasiado, maravilhado com aquela velha e majestosa construção. Pena que não mais existe, muitas construções históricas de Goianésia estão sendo substituídas por majestosas construções.

Tenho notado a falta de respeito pela história de nossa cidade, Goianésia é nova e mesmo assim esta perdendo sua identidade histórica. Como conseguem destruir uma bela construção de décadas para fincar ali um maravilhoso e moderno prédio comercial?

Nos passeios à Santa Rita do Novo Destino, belíssimas cenas, como por exemplo: A Olaria do Laurentino Martins com sua majestosa chaminé logo na saída da cidade, sendo uma anfitriã perfeita, antes de chegar à Usina Monteiro de Barros, a vila dos camponeses era algo enigmático para mim, era um mundo a parte.

Muito triste quando não há mais a velha Olaria, e há poucos dias Goianésia perdeu sua anfitriã a majestosa chaminé que ao longo de várias décadas resistiu bravamente às intempéries da natureza, mas não resistiu às mãos do homem.

Há um ano e meio Goianésia tem lutado bravamente para criar uma agenda cultural, mas apenas bravamente, este complicado sair do papel. Sempre terei esperanças para que um dia a Cultura em Goianésia caminhe em passos largos e passe a valorizar nossa cultura.

Cronistas, contistas, poetas, desenhistas, artistas plásticos, artesões e todo tipo de artistas anônimos que nossa cidade esconde em sua burocracia exacerbada.

Goianésia, 11 de maio de 2014...

Aureliano Peixoto
Enviado por Aureliano Peixoto em 11/05/2014
Código do texto: T4802837
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2014. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.