Por um mundo com mais segundas-ferias

Não trate a segunda feira como sexta feira.

Trate a segunda-feira como segunda-feira.

Não trate a segunda-feira como o que ela não é, trate a segunda-feira como ela é. Ela tem lá suas qualidades.

É na presença dela que você se lembra da noite de sábado, ou do final de campeonato no domingo. Se ela não existisse você não teria quando se lembrar.

Mas tratar as coisas como o que elas não são e não lhes dar o devido valor talvez não seja difícil de explicar, não vê o que faz com o amor...?

Não deseje que sua companhia vá embora rapidamente.

Ela não é menos importante do que as outras feiras...

Ela é tão incrível que é a extensão do seu final de semana. Ela não te dá um fim, entende?

Ela é um novo começo, nem que seja de semana.

Quando é que você resolve começar aquele novo projeto profissional? Quando é que você resolve começar na academia de ginástica? Quando é que você resolve procurar um novo emprego?

Particularmente, Eu a acho um charme, como um cachecol num dia frio, como uma blusa de couro, um perfume, um vinho, como Neruda, Austen, Záfon..

Ela não tem culpa se você não gosta do seu emprego, ou trabalho, seja lá como chama.

Ela não tem culpa se você está cansado, e por sinal, nem foi ela que te cansou.

Ela não tem culpa do seu mal humor.

Ela não tem culpa se você dormiu mal ontem.

Isso tudo é culpa sua, por opção sua.

Ela não tem culpa da sua pressa. Você vive com pressa e nem sabe o porquê. E ainda vai rir da sua cara, não de deboche, mas de simpatia, quando chamar por ela lá pelos 30 e poucos...

Mas mesmo depois de ser desprezada, coitada, gentil como só, ela irá lhe estender os abraços e talvez até lhe ofereça uma companhia tranquila, um livro e um vinho.

Ela não te dá uma segunda chance, mas te dá uma segunda feira. É quase a mesma coisa, se você reparar bem.

Quando você se decepcionou não foi em sua madrugada, se lembra?

Acho que nem você sabe o porquê comete essa injustiça. Ou talvez não a ache importante para pensar nos sentimentos dela (o que não é uma novidade).

É aquela velha história: "só dá valor quando perde..." compreende isso?

Por que não dá o mesmo valor que você dá para a última feira da semana?

Ela faz parte da sua vida. Talvez você não perceba todo o encanto dela...

Corteje ela.

Paquere ela.

Namore ela.

Escreva nela ... com ela.

Case nela.

Ame nela.

Leve ela ao cinema.

Tire ela de casa.

Leve ela pra passear, sei lá, tem aquela pracinha, a rua, a sorveteria, o circo, teatro, boteco.

Ahhhh! E aproveite que as coisas em sua companhia costumam ser mais baratas. Não sei se isso é um descaso ou uma alma caridosa algum dia reconheceu o seu valor e quis incentivar a sua companhia, o que acha?

Mas mesmo assim Ela não se importa e se oferece para ser vivida.

Ela é tão incrível que em alguns calendários é dedicada à lua e noutros até aos Deuses da mitologia.

Valorize a feira que você tem antes que ela morra, ou você, nunca se sabe quem partirá primeiro.

Talvez você não mais uma segunda ... feira.

Tiago Romaneli
Enviado por Tiago Romaneli em 13/05/2014
Reeditado em 19/10/2015
Código do texto: T4805384
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2014. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.