Guaxima.

1’-Planta da família das malváceas, (Urena lobata) de propriedades medicinais.

2’- Nome comum a diversas espécies das malváceas, gênero Sida, particularmente Sida Rhoubifólia, de raiz com propriedades diuréticas; Chá-inglês, Malva-da- praia; vassura, F.: Do Tupi gwxima.

Guaxiuma; guanxuma: ... Transpôs as abertas entre a crissiúma e a guaxima... Guimarães Rosa, Sagarana.))

Dados pesquisados no Dicionário Aulete através do Google.

Não achei a guaxima que conheci na roça onde nasci e lá vivi minha infância e adolescência. Apego-me “ nas diversas espécies das Malváceas” deve estar inseridas nestes itens. Nasce no campo sem ser semeadas pelas mãos humanas.

Estou fazendo este preâmbulo nessa lenga-lenga por essa guaxima, apenas por tratar-se de mais um meio de vida do homem do campo. Meu pai ganhava alguns trocados com o beneficiamento dela. Nativa , gosta de terras de clima quente e é comum invadir pastagens. Tem mais ou menos um metro e meio, meu pai as condicionava em feixes, colocavam-na em um poço e lá ficava por alguns dias. Ao apodrecer a primeira camada, aparecia a embira branquinha. Batia a parte podre na água, é claro, poluía o córrego, mas naquela época , naquele lugar atrasado não havia a consciência sobre a poluição das águas. Meu tio Francisco que lia muito, lembrava essa prática poluente, mas dizia: “não tem como fazer omelete sem quebrar ovos”, uma maneira de aliviar consciência quanto ao meio ambiente.

As embiras eram batidas na água até sair todos os resíduos, enxugadas, secadas e condicionadas, que a chamávamos de “trança”. Delas meu pai tecia cordas para uso próprio, vendia as “transa” é bom lembrar da linguagem matuta, era( tranza). Havia os compradores ou atravessadores como se rotulavam na época.

Lair Estanilau Alves.