Bia... Você não é brinquedo não!

Bia estava agora com quatro anos feitos em novembro... Era um anjo de menina, esperta, amorosa, ativa, mas um tantinho desorganizada! Ganhara muitos brinquedos no aniversário e também no Natal. Brincar para ela era uma alegria, porém guardar os brinquedos se transformava em uma grande tortura. Depois de muitas birras e choros, sua mãe teve uma idéia... Falou-lhe que o Papai Noel sempre via tudo o que as crianças faziam e não estava gostando de ver os brinquedos dela espalhados pela casa! Depois de pensar por algum tempo, Bia perguntou:

- Mãe o que o Papai Noel faz quando se zanga com as crianças?

A mãe lhe respondeu:

Ah!... Filha, ele pode até levar os brinquedos embora e dar a uma menina que cuide melhor deles!

O tempo foi passando e Bia pareceu não acreditar e nem deu grande importância ao que a mãe disse. Um dia novamente Bia deixou tudo fora do lugar e desceu para lanchar com a vovó. A mãe da menina resolveu então colocar o plano em ação! Pegou um saco e colocou dentro todos os brinquedos que estavam espalhados... Guardou tudo no seu armário e desceu também para lanchar... Segredou com a avó da menina, que tinha dado início ao plano... Ela riu e disse que esperava que aquilo fosse uma grande aprendizagem pra Bia. Conversaram animadamente e depois do lanche mãe e filha subiram... No primeiro momento, ela nem sentiu falta dos brinquedos, mas depois de algum tempo foi ter com a mãe na cozinha e perguntou:

Mãe onde você guardou a minha boneca nova?

A mãe sem lhe dar grande atenção perguntou se ela não a guardara no quarto e ela com uma expressão um tanto preocupada respondeu:

Não mamãe!... Deixei ali na sala!

A mãe então começou a encenação dizendo:

-Filha, quando subimos da casa da vovó, não tinha nenhum brinquedo espalhado na sala!

Bia sentou no sofá e ficou pensativa. A mãe ria por dentro e com cara de paisagem fingiu não dar importância para a preocupação da menina...

Foi quando choramingando ela desceu e ao encontrar o pedreiro que prestava serviços no condomínio e que também já sabia do combinado por ser amigo da família, falou-lhe:

-Zé... Acho que o Papai Noel se zangou comigo!

-Por que Biazinha?

-Eu não cuidei dos meus brinquedos e ele levou tudo!... Será que ele vai devolver?

-Sei não!... Acho que você tem que mostrar que vai ser mais cuidadosa!

-Zé... E se eu de noite deixar um lanchinho pra ele como fiz no Natal, acha que ele vai trazer meus brinquedinhos de volta?

-Acho que não minha linda, pois quando o Papai Noel veio trazer o presente que você pediu, ele comeu o lanchinho por estar com fome e cansado de tanto subir e descer para deixar o que as crianças pediram, mas agora ele está muito zangado por você deixar os presentes jogados pelo chão!

Ah!... Foi a gota d’água que faltava para transbordar a cachoeira de lágrimas... Tadinha dava pena!... A vovó aproveitou o xororô e foi ao encontro da netinha, perguntando qual era o motivo do choro. Aos prantos Bia falou e então a avó disse:

Querida, tenho uma idéia... Na hora de dormir quando você e a sua mãe fizerem as orações converse com o Papai Noel e diga que vai cuidar melhor dos seus brinquedos... Quem sabe ele lhe dá uma nova chance!... Bia se acalmou e assim fizeram... No dia seguinte, bem cedinho, Bia correu para a sala e que alegria ao ver tudo de volta no grande saco! Pulava de felicidade e gritava:

Êba!... Papai Noel brigaduuuuuuu! Vou ser muito cuidadosa tá?

Mãe e avó se entreolharam e sorriram!... Mais um nó desatado com sucesso e respirando fundo a avó concluiu:

-Educar dá trabalho sim, mas é muito gratificante!