Paremos de crucificar os gordos

Sim, nós vivemos num mundo onde a obesidade se tornou uma epidemia, e, realmente, não é saudável ter alguns ou muitos quilos a mais, mas, por favor, paremos de crucificar os gordos. As pessoas adoram zombar, pressionar e fazer da vida de quem está um pouco (ou muito) acima do peso um inferno. Colocam apelidos ridículos, como "Baleia" ou "Bolão", sem se dar conta de que a pessoa tem sentimentos e que ela se sente muito mal por ser agredida dessa forma. E, para piorar, todos ficam cobrando dele que emagreça, como se seu peso fosse um assunto público, não algo que dissesse respeito apenas a ele. Será que alguma dessas pessoas já não parou para pensar no que é, para alguém, sentir-se cobrado o tempo todo, como se tivesse que emagrecer para satisfazer à sociedade e não para garantir sua saúde e ficar de bem consigo mesmo?

Já não basta, para a pessoa que está acima do peso, ter que conviver com o desconforto de sentir as roupas apertando e se ver no espelho? Pelo visto, não. Todos fazem questão de mostrar a ela, o tempo todo, que ela está gorda. É como se a gordura dela incomodasse os demais. Ou seja: "Você incomoda, você aborrece."

Se eu tenho amigos acima do peso? Tenho. Mas não fico dizendo a eles que devem emagrecer, não coloco apelidos neles nem zombo do fato de estarem gordos. Isso é problema deles e, se quiserem emagrecer, que o façam. Mas todo mundo se acha no direito de dar opinião na vida da pessoa acima do peso. Por que será?

Talvez se entenda que a pessoa gorda seja uma sem-vergonha, que só pensa em comer, não resista a um pedaço de torta ou a um sorvete e não tenha força de vontade. Mas a verdade não é bem essa. A verdade é muito mais complicada. Comer muito é uma doença, assim como fumar, beber ou tomar tóxicos. Mas, no geral, as pessoas entendem que comer em excesso não é doença, apenas sem-vergonhice e ficam crucificando os gordos, como se a quantidade de comida que comem fosse falta de controle.

Acontece que, quem come demais, tem problemas emocionais que precisa resolver antes de tentar entrar em uma dieta com exercícios. Não adianta tentar emagrecer sem antes fazer uma avaliação psicológica e procurar entender por que come tanto.

Paremos de crucificar os gordos e pressioná-los e ofereçamos ajuda a eles. Eles precisam de apoio e compreensão, não de acusação e zombaria.