DO AMOR AOS ANIMAIS

Se relacionar com o ser humano é difícil, amá-lo, quase impossível. Mas não querer viver nessa corda bamba e tênue que divide as coisas possíveis das impossíveis é viver uma vida que não vale a pena. Há quem - nesta fuga do ser humano, que pode ser considerada em última instância uma fuga de si mesmo, o que é a pior fuga de todas por ser motivada pela maior covardia misturada com a maior e mais perigosa ignorância do mundo – enfim, há quem ache nesta fuga um refúgio na companhia dos seus animais de estimação. E alguns destes, que fracassaram como seres humanos, mesmo sendo bem sucedidos em outros termos, afirmam que é melhor amar os animais do que os homens, entre outras coisas que são apenas uma variação de palavras com o mesmo sentido. O que esta pessoas não percebem, entre tantas – e nem vou falar aqui de uma certa hipocrisia – é que, na verdade, não é melhor, mas apenas mais fácil amar os animais. E todos hão de concordar que os caminhos mais fáceis não nos levam a melhores lugares do que os caminhos mais difíceis. Claro que vão concordar, pois isso é um clichê e as pessoas – ao menos estas pessoas das quais estou falando - adoram um clichê. Sendo assim, ao colocar um clichê em frente a outro, é fácil perceber o erro de raciocínio destas pessoas. Se bem que a palavra “erro” não é sinônima da palavra “falta”, e a segunda poderia ser mais apropriada.

O animal não discorda de ti, ele pode até não te obedecer, mas aí não é por que ele quer proceder de tal maneira, é apenas o instinto; mesmo que em outros momentos você afirme que eles são inteligentes, e mesmo que ao afirmar você se vire para eles e fale com ele com aquela voz modulada, parecendo um idiota. Se um animal ataca alguma criança, foi instinto, ele se sentiu ameaçado, foi culpa do dono ou – não me admiro se ouvir algo assim – culpa da criança. “Essas crianças abusadas.” Já se o mesmo animal salva uma criança, ele é um herói. Qual o sentido de colocar mérito sem a possibilidade de demérito. E por fim, o animal não vai te julgar, e por isso pensam – mais particularmente no caso do cão – que ele é o melhor amigo do homem. Não que eu esteja afirmando que ele não seja, mas não faz sentido falar assim. Se espera coisas diferentes de diferentes coisas. Se você falar merda, isso pode soar como música para o seu cão, mas seu amigo pode discordar de você. E, acredite, você fala muita merda.

Lucas Esteves
Enviado por Lucas Esteves em 03/06/2014
Código do texto: T4830715
Classificação de conteúdo: seguro