Utopia dos sentidos!

Às vezes não paramos para pensar que nossas maiores e mais fortes utopias estão alojadas em nossos cinco sentidos: tato, olfato, visão, audição e paladar.

Nossas saudades maiores estão contidas nesses elementos chamados de "nossos sentidos".

Muitas vezes nos pegamos perdidos em lembranças, devaneios, utopias e nostalgias. E a maior parte de tudo isso ficou perdido em nossa infância e adolescência.

Temos saudades e lembranças de coisas que tocamos e nunca mais vimos texturas que sentimos; até hoje ainda reais em nossas mãos. Cheiros, odores e perfumes que sentimos em nossa infância, que eram tão agradáveis, mas ficaram lá perdidos em meio às paginas do livro de nossas vidas. Formas que víamos em nossos momentos solitários ou que idealizávamos em nossas brincadeiras com amigos, coisas que nunca mais conseguiremos idealizar, imaginar e ver com os mesmos olhos daquele tempo. Ruídos, vozes e sons que ouvimos tantas e tantas vezes que hoje em dia tentamos ouvir outras vezes, mas que nunca mais tiveram o mesmo timbre. Também gostos e sabores que só nossa infância nos proporcionou, e que nunca mais sentimos, até porque na nossa infância tudo tinha um gosto diferente, os sabores eram sentidos com mais intensidade.

Às vezes andamos por lugares e sentimos algum desses "sentidos" perdidos lá atrás, tentamos e tentamos lembrar, mas dificilmente conseguiremos, pois eram exclusivos de nossa infância, de nossa inocência de crianças. Pra conseguirmos senti-los com a mesma intensidade daquela época, teríamos que recuperar essa inocência também perdida nas paginas de nosso livro; mas essa proeza jamais ninguém conseguira. Pois essa inocência nos é tirada, arrancada ao longo dos anos.

Muitas vezes sentimos falta dela, pois ela nos dava outra visão do mundo, do futuro, da vida... Dava-nos uma crença fora do normal, fazia-nos acreditar, sonhar, ter fé e ser feliz todas as vezes que falávamos, idealizamos e tentávamos enxergar nosso futuro, naquela época ainda tão distante.

Esperávamos e desejamos ansiosamente que os anos passassem logo, para conhecermos o tal FUTURO, que hoje tem uma visão tão diferente para nós, tem menos cores, menos sabores, às vezes nenhum som, melodia, já lhe faltam perfumes e também já não nos tem mais as mesmas formas, nem texturas.

Foram-se os sentidos e restaram suas utopias!

Deby Lua
Enviado por Deby Lua em 11/05/2007
Reeditado em 02/10/2010
Código do texto: T483247
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2007. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.