Maria-fumaça

Os primeiros 33 km de via férrea no Rio Grande do Sul foram construídos pela Empresa The Porto Alegre & New Hamburg Brazilian Railway Company Limited, chegando até São Leopoldo em 15 de abril de 1874. O prolongamento até Novo Hamburgo ficou pronto em 1º de janeiro de 1876.

Em 1907, seria inaugurada a linha Porto Alegre-Uruguaiana (linha tronco). Posteriormente foram criadas ramificações de estradas-de-ferro para muitas cidades do Estado.

Em 1920, foi criada a VFRGS (Viação Férrea do Rio Grande do Sul), que em 1959 seria incorporada à RFFSA (Rede Ferroviária Federal Sociedade Anônima). Esta foi extinta em 1999, com a criação da atual ANTT (Agência Nacional de Transporte Terrestre).

Convivi com as antigas locomotivas movidas a lenha e carvão, as Marias-fumaça. Depois vieram os trens movidos a óleo diesel. Somente após 1985, nossos trens passaram a ser movidos por eletricidade.

Muitas pessoas da região lembram com saudades do tempo que se chegava a Porto Alegre somente de barco pelo Rio dos Sinos, ou pela via férrea. A rodovia como temos hoje veio bem depois.

Como era fascinante viajar de trem, naquela época. Lembro que morava no interior e para vir de Santiago a Porto Alegre levava-se em torno de 18 horas de viagem. Mas era uma aventura conhecer as paisagens do nosso Estado, pelas janelas dos trens de passageiros.

Meu pai foi ferroviário da VFRGS (depois RFFSA), onde trabalhou de 1951 a 1981, como operário da Via Permanente. Deixou muito suor e sangue nos trilhos da ferrovia, construindo e reformando pontes e bueiros.

A opção do governo pelas rodovias entristeceu muitos brasileiros com o sucateamento das ferrovias e a morte da Maria-fumaça.

Aquinosul
Enviado por Aquinosul em 11/06/2014
Reeditado em 24/06/2014
Código do texto: T4840524
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2014. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.