ESCRAVIDÃO DO PRESENTE

Ocês acha qui as vida na roça é bão?

Né tão bão não!

Intão vo contá procês cumo é a vida dos cortadô di cana:

Êis acorda tudu as quatru hora das madrugada

A lua ainda tá lá no arto, nu céu dus azur nêgru

Logu dispois de tumá café, as veiz inté café véio mesmu

Vão acordá os galu pra modi cantá pras galinha faceira se acordá

Dispois lá se vão êis ... a caminhu dus canaviá

Um monti de homi e muié... lá se vão trabaiá e sofrê.

Êis vivi tudu inté os doze anu di trabáio e vivi qui neim us iscravu di antigamenti, que ganharo as liberdadi di mintirinha no dia trezi di maio ... se alembra?

Ocês sabia que já morrêro 19 trabaiadô deis di 2004, só nus interiô di São Paulu? Morrêro tudu pru modi trabaiá mais duque si devi... êis trabáia cumu iscravo memu!

Os canaviêro, usinêro, suvina qui só, pra modi armentá a produtividadi, obriga us cortadô di cana a trabaiá pra colhê inté quinzi tuneladas pur dia de cana ...

Os trabaiadô, intão, nessi rítimo, tão ficânu cum as vida de trabáio mais miúda duque dus iscravo di antigamenti.

Eis cansa cedu, si morre, mas continuemo nessa vida sofrida. Os cangote dói, o espinhaço se corroi, os pe e as mão ... tudo se distroi, repuxa e dói ...

Nois, vô me incruí pru modi sê ancim memu, somo pegado no interiô, nu nordesti e em tudu quantu é lugá ... antis era só us mais véi, hoji já se vão inté de 18 anus e inté menus ... quantu mais novu, mais força teim ...

Nois anda di apé uns 9 km por dia, carregânu pêsu, pressão dus homi pra modi sê rápidu e nois num vai agüentá muito não ...

Os usinêro tem que intendê que nois semo gente, só num tivemu a sorti ou as condição que êis tivéru ...

Mais nois tamem somo genti.

Inté, intão!

E continuemu sofrenu

Carreganu nus lombu

As disgraça e as vergonha da nação

Sendo ixproradu

Pelus próprio irmão