VISITA AOS LOCAIS HISTÓRICOS NO SERTÃO

O cordelista José de Jesus, visitou a Queimadas Velha, no Sábado 24 de Maio de 2014, e viu casarões e chalés dos século XIX e XX, a ponte com dormentes e ferro, por onde passa o Trem de carga.

Naquele inicio da manhã de 24 de Maio, Zé do Cordel, andou em locais de referências históricas, lá em Queimadas podemos ver as ruinas da igreja de Santo Antonio, essa foi demolida pela enchente de 1911, quando o Itapicuru, transbordou. Hoje em Queimadas depara-se com casas antigas e vimos alguns moradores morando em 2014.

Quero neste relembrar o Simpósio sobre os 50 anos da Exibição do Filme Deus e o Diabo na Terra do Sol de Glabuer Rocha, o evento aconteceu no Centro de Lazer Amélia Andrade em Monte Santo.

A tarde de 14 de Março de 2014, realizaram oficinas com a participação de estudantes da UNEB e FASB, os mencionados assistiram palestras com os cordelistas José de Jesus e José Francisco de Andrade, os mesmos falaram do Filme e do cangaço. Logo após prosseguiram as palestras com os figurantes do filme de Glauber Rocha. Também teve exposições de Câmaras filmadoras usadas nas gravações do filme em 1963.

Antenor Júnior fez exposição de fotos sobre a seca e Monte Santo no lado profano. A noite de 14 de Março, na quadra de esporte do Centro de Lazer, em telão foi mostrado o filme em preto e branco, e nas galerias que ficaram tomadas por estudantes moradores locais. Na quadra teve mesa redonda com as autoridades e o prefeito Jorge Andrade e Paulo Monteiro coordenou.

Além das palestras teve o show com o cantor Gereba Montessantense, e apresentações teatrais, de Ivan.

Retornamos na quinta-feira 17 de abril de 2014, ao Parque Estadual de Canudos, e visitei os locais, fazenda velha, Alta da Favela, Vale da Morte, Mirante do Conselheiro, O Memorial Antonio Conselheiro, e fiz fotos do Mirante e outras, estivemos no Sangradouro do Açude de Coco robo, esse tinha recebido água das trovoadas e as ruínas da Igreja da Segunda Canudos e as duas pontes já se encontravam submersas pelas águas que cobriram de novo o local histórico.

Em Monte Santo, existe a cacimba do Artur Pinheiro e a Fonte do Simão, a trilha de acesso encontra dentro da Serra da Santa Cruz. Por isto o valor cultural estar esquecido no Acaru o terno de reis e o sanfoneiro José Vicente.

Zé do cordel
Enviado por Zé do cordel em 11/06/2014
Código do texto: T4841252
Classificação de conteúdo: seguro