TEM CERTEZA?

Mais nociva do que a dúvida é o excesso de certezas. É como um rio que teve seu fluxo impedido. O rio para continua existindo precisa seguir seu fluxo livremente. Semelhantemente, acredito que não nascemos para vivermos presos em "compartimentos fechados' de ideias, de sonhos e de percepção da realidade. Será que preciso mesmo seguir determinada religião, ou ter necessariamente um líder ou guru para ter a completa sensação de inteireza?. Sei - esta possibilidade assusta, pois, Crescemos em um sistema onde além da obrigação de "certeza" devemos esta aliados a uma instituição,seja religiosa ou política. Sei também que essas proposições soam um tanto quanto egoísta, pois, desde bem cedo no ensinaram que ter a própria ideia, apreciar as próprias habilidades é sinônimo de egoísmo e arrogância no mais drástico e puro significado destas palavras. Que fique bem claro, não trata-se aqui de erguer um altar à dúvida. Trata-se de esclarecer que as dúvidas quando operando em seu ponto de equilíbrio são caminhos que nos levam a outro ponto de avanço e progresso.

A história se faz com dúvidas. A dúvida é o combustível da história. A dúvida é o "gatilho" fundamental para a pesquisa e desenvolvimento do pensamento criativo. Eu existo, nós existimos porque existe dúvida. Um planeta sem dúvida é um planeta sem vida.

Então devemos por isso, criar a religião da Dúvida?. Não acho que seja o caso. Uma diferente fundamental precisa ser colocada: A certeza tem caráter temporal e funciona por tempo limitado, de maneira que pode ser ovacionada em um contexto e noutro ser completamente inadequada e ojerizada . Já a dúvida tem caráter atemporal e sempre será necessária para à experimentação do novo, para o avanço da humanidade. A dúvida é o "software" que atualiza as nossas certezas.

Portanto, A única certeza que tenho é que não sei e nunca saberei tudo. Mas isso é resultado da dúvida que hoje eu me permito experimentar.

__Fabio Junio Almeida Prates__