UM PADRE COM UM BUSTO NA PRAÇA?
 
Ainda era criança quando meus pais inventaram que devia aprender catecismo,na igreja matriz,na minha terra natal...
Não tive escolha,obedeci e fui me enturmar junto com os da minha idade,nas manhãs,na igreja onde um padre truculento ensinava o catecismo e coisa e tal.Eu era um daqueles que ficava no fundo da pequena platéia de crianças inocentes e –invariavelmente-distraído,eis que a fala do mensageiro/pregador não me era tão interessante.Teria uns 7 anos,por aí.
                                    Curioso,que,também,na forma de um autêntico    .........    “estelionato” pedagógico/psicológico,quem assistia aquelas preleções tinha “direito” de assistir na casa paroquial,filme de desenho animado,ao que parece,do Walt Disney,como compensação.O padre era o dono da situação. Isso,não me agradava...Entendia que para ver tais filmes não necessariamente teria que ouvir o que o mensageiro clerical dizia e apregoava...nem por isso era comunista,nem revolucionário, nem “black bloc”,como hoje se diz,adoidado.Na época,não quebrada nenhuma vidraça de banco,nem incendiava nada,ignorava a polícia,só lembro que quebrei um vidro de um consultório médico,ao chutar uma bola remendada,numa disputada “pelada”, num campo improvisado,ao lado da escola,do Grupo Escolar Major Prado.
Os coleguinhas assistiam aquelas  mensagens catequéticas e ficavam ansiosos para assistir aos filmes que logo viriam.Eu não me emocionava com isso,pois,entendia a tapeação montada,só para captar clientela.
Assim sendo,estando numa dessas preleções,sempre atrás de todos e distraído, o padre vendo o meu desinteresse/desatenção, acabou por me pegar pela gola da camisa e colocar fora da igreja,na base da truculência,”manu militari”...Absurdo fazer isso com uma criança!Não existia ECA.(Estatuto da Criança e do Adolescente).
Não estava importunando nem atrapalhando ninguém!!
Deu no deu...Jamais freqüentei suas mensagens cristãs de catecismo,muito embora,no ginásio (como era chamado na época) fiz (4) quatro anos com cônegos europeus católicos o curso inteiro,onde aprendi muita coisa...menos as profundas questões bíblicas e eclesiásticas.Do ginásio poderia até seguir para outra cidade e fazer o seminário para a carreira de padre,cônego ou coisa que o valha.Nada disso ocorreu.
Depois, o curso científico em colégio estadual ainda,onde, logo em seguida minha família  mudou-se para São Paulo,onde fiz  a dupla carreira universitária= Jornalismo e Direito.Tudo devo ao meu esforço,  à família e a SAMPA...
Hoje,passando pela praça onde existe a igreja matriz há um busto em bronze desse padre que me expulsou da igreja,quando criança. E,ainda quando criança ouvia dizer que no confessionário- (aquela casinha onde o padre fica sentado)-o clérico ouvia e tirava “a saca rolhas” das piedosas,ingênuas  seus e de outros os pecados mundanos e profanos. Ele,esse do busto, fazia um verdadeiro “interrogatório” para saber quem prevaricava,ou seja, quem literalmente, “pulava a cerca” na cidade...nome por nome. As senhoras religiosas,sempre piedosas entregavam literalmente seus maridos,e outros nomes,endereços,etc.e tal, ao padre tirano/inquisidor...Por  outro,Edward Snowden seria amador para esse religioso.Hoje,já falecido.Queria em vida saber tudo em pormenores...Precisava??
Um absurdo!
Para mim,esse homem era um monstro.
Hoje tem um busto de bronze,ao lado da igreja matriz na cidade.(sic)
Pode?