PODERIA SER APENAS SOLIDÃO

Aquele menino, parecia feliz, sorria, cantava, andava quase saltitando de tanta felicidade, eu me encontrava com ele todas as manhãs, e apesar de sua alegria estava sempre como o olhar vazio, perdido, distante, ele era como uma companhia as vezes, mesmo sem nunca termos conversado.

Apenas neste dia em que ele me perguntou. Menina, você é a mesma de todos os dias não é mesmo?

Eu dei um sorriso, porque achei engraçado o jeito que ele disse, e falei, e você e o mesmo garoto que passa todos os dias cantarolando não é mesmo?

Ele apenas me olhou e se aproximou, olhou bem no fundo dos meus olhos.

Eu estava paralisada, afinal de contas ele era um estranho, eu não sabia o que fazer.

Eu já estava ficando com medo, quase sair correndo ,foi quando ele começou a falar..

Sabe menina eu não sei o seu nome, não sei quem são seus país, seus amigos, não sei praticamente nada sobre você, apenas sei que faz esse mesmo trajeto todos os dias, eu nem sei se vai me entender, também não quero que compreenda quero apenas que me ouça.

SOLIDÃO essa é a palavra, não sei o que ela diz pra você mas ela fala comigo sempre, e fala que enquanto eu ficar me lamentando por estar só, enquanto eu deixar que ela faça parte do meu tempo diariamente, estarei sempre assim perdido,vazio.

Eu finjo ser independente, indo ao cinema sozinho, saindo pra tomar sorvete, almoçar, jantar, ou qualquer outro lugar que não foi feito pra se ir sozinho, não porque é deprimente ou digno de pena apenas por ter que ser assim, com alguém.

Sabe quando tem que passar metades dos seus dias, conversando consigo mesmo, e as vezes saio pra ver, pra falar com alguém e aí quando percebo estou andando e falando sozinho, fingindo ter alguém do meu lado, é ridículo, mas ajuda a não ser tão solitário, principalmente quando percebe que está assim por escolha, escolheu ser independente e não formar laços, escolheu não precisar de pessoas pra fazer esses tipos de coisas pois nem sempre elas estarão disponíveis, mas a verdade é que é preciso ter alguém.

Ele então deixou que o silêncio terminasse de dizer o resto se é que ainda existia alguma coisa a ser dita.

Eu não sabia o que falar, eu nem o conhecia, talvez eu pudesse ter falado que ele poderia me visitar, ou me convidar para alguns desses lugares mas isso soaria estranho, eu apenas o abracei e isso também foi confuso, mas ele precisava de um abraço.

Percebi então que a solidão não é ficar em silêncio, pois pode ter alguém ouvindo seu silêncio, solidão é ter que conversar sozinho , andar, ou até mesmo pensar, por simplesmente ter medo de se perder o que não se possui pessoas, elas se vão, sempre se vão e isso faz parte da vida.

Como disse nosso sábio poeta Vinicius de Moraes e um um trecho do texto "Da solidão".

A maior solidão é a do ser que não ama. A maior solidão é a dor do ser que se ausenta, que se defende, que se fecha, que se recusa a participar da vida humana

"A maior solidão é a do homem encerrado em si mesmo, no absoluto de si mesmo.

O maior solitário é o que tem medo de amar, o que tem medo de ferir e ferir-se,

o ser casto da mulher, do amigo, do povo, do mundo. Esse queima como uma lâmpada triste, cujo reflexo entristece também tudo em torno. Ele é a angústia do mundo que o reflete. Ele é o que se recusa às verdadeiras fontes de emoção, as que são o patrimônio de todos, e, encerrado em seu duro privilégio, semeia pedras do alto de sua fria e desolada torre."

A solidão desse garoto poderia até ser uma escolha mas estava mais ligada ao medo de se apegar, depender de alguém e depois esse alguém ter que ir, pois a solidão só existe dentro de si.

Rubia Nascimento
Enviado por Rubia Nascimento em 17/06/2014
Reeditado em 03/07/2014
Código do texto: T4848445
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2014. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.