MUITO ALÉM DE UM PARTIDO POLÍTICO

Enquanto estivermos apostando em um partido político esperando um "messias" que resolverá todas as nossas mazelas, continuaremos chorando pelas mesmos problemas. Tudo bem que o PT é uma merda, mas meu pessimismo (que não é cego) não me faz ter esperança de que apenas substitui-lo seja a cura que tanta necessitamos (se é que um dia essa cura acontecerá). Ora, o que adianta querer cortar uma árvore definitivamente se não retiramos sua raiz? Nossa atual conjuntura política é como uma lama que seja quem for que estiver governando não conseguirá oferecer outra coisa a não ser a lama em que estão afogados.

Suprimir a praga da corrupção, da saúde precária, de um sistema prisional fabricador de bandidos e de uma educação superficial vai muito além do que simplesmente substituir um partido pelo outro. Aos estudarmos a origem da sociologia clássica vemos que muitos pensadores como Weber, Durkheim e até mesmo o Marx, ainda que nos erros e acertos, criaram teorias que analisava os problemas socias de sua época de uma maneira profunda. E hoje? . Hoje a solução oferecida tem sua base no maniqueísmo onde cada lado arroga ser a parte do bem. Direita ou esquerda? progressista ou conservador?

Hoje impera a superficialidade nos debates onde se vê ataques e contra-ataques embalados nos clichês "Reaça", "coxinha" e outros mais.

Até quando?. Até quando permitiremos que o debate seja suprimido por mero embate? Até quando continuaremos acreditando que ganhar adeptos para um dos lados é a solução?

Oxalá que todas as nossas mazelas se resolvessem apenas com a substituição de um partido político!

É preciso ir além!

__Fabio Junio Almeida Prates__