Expectativas (só para "iniciados")

Ontem à noite tive uma queda na cozinha, sozinho. Meu pé esquerdo deslizou para frente quando girei em direção à pia para ali buscar um copo de água que restava ao lado do bebedouro. Consegui amortecer um pouco apoiando o braço direito na pia, embora tenha ocasionado uma pequena escoriação. Foi diferente para mim, quase inacreditável e seria hilário também não fosse o choque do joelho direito no chão sustentando o corpo enquanto, ao mesmo tempo, o dedão do pé direito também batia de ponta no solo frio, sentindo o impacto mesmo calçado eu com meias e chinelos.

Incharam ambos, joelho e dedão direitos, porém nada que a Nimesulida (santa) não pudesse aliviar, interagindo com a também bendita Dipirona. Hoje ainda há um desconforto do digamos "desconjuntamento" do corpo em virtude do inesperado tombo. Foi um acontecimento fortuito, é verdade, mas me fez refletir acerca de muitas coisas inerentes ao tempo. E o tempo hoje aqui, com a temperatura em queda e umidade aumentada com a chuva fina mas contínua colabora com a "lembrança da queda".

Confesso que fiquei muito chateado comigo mesmo, até porque nem me lembro quando foi a última vez que tenha sofrido uma queda. E dessa maneira me parece ter sido única em minha vida. Paciência, terei que conformar-me talvez. Mas uma memória soou também como tantas outras. Essa a que me refiro é nominada (e me parece bem conhecida) "expectativa de vida". Minha curiosidade acerca de estatísticas sociais me posiciona com um valor médio entre homens brasileiros de aproximadamente 72 anos e algumas frações. Já que daqui há uns quatro meses marcarei 61 anos de idade, seguindo puramente a estatística ainda tenho, na média, uns 11 anos de vida (evidentemente compreendendo que há variáveis tantas e outras que de uma maneira ou de outra impede a qualquer ser em sã consciência 'cravar', até porque concordo que "o futuro a Deus pertence".

De qualquer modo, serve ainda para valorizar (e querer preservar) ainda mais cada momento desta maravilha de Deus (que nos cria e nos sustenta) que é a vida. (Mas que dói, ah, isso dói... rs...)