Em defesa do jumento




          1. No seu  livro Terra de Sol, Gustavo Barroso tem um extenso capítulo sobre o cão sertanejo. Inicia, dizendo que não se sente constrangido em consagrar algumas páginas ao velho rafeiro do sertão.
          Para, em seguida, lembrar que Gautier e Zola dedicaram "páginas lindas às sedosas gatas de sua estimação".
           2. Barroso, Gautier e Zola escreveram sobre cães e gatos. E eu usarei este espaço para falar um pouco sobre o nosso querido jumento. 
          Faço-o, antes que ele desapareça, definitivamente, das quebradas do sertão nordestino e até da face da Terra.
          3. Indignei-me quando vi, na TV, jumentos do Ceará sendo abandonados por seu donos, substituindo-os por coloridas  motocicletas.  Abandonados, literalmente abandonados, os nossos jegues estão morrendo atropelados por motoristas que não estão nem aí para eles.  Como um cidadão do sertão do Nordeste saio em defesa deles. 
          4. Aqueles que não conhecem o jumento, de perto, saibam que ele é assim: um operário devotado e amigo fiel do seu dono. Trabalha todos os dias, o dia todo, e não reclama.  Não se queixa do sol e nem da chuva. 
          5. Na seca, come o que encontra pela frente. Suporta a sede com a resistência de um camelo; e enfrenta a canícula com o vigor de um leão africano. 
          6. A resistência do jegue à fome é tão marcante, tão marcante, que o matuto nordestino, recorda Barroso, fez esta constatação: " Em tempo de calamidade, só escapam duas nações de gente: o padre cércedote e o jumento. O jumento tudo devora e o padre passa bem, cria banhas e recebe presentes das beatas."
          7. Para Luis Gonzaga, o jumento é "um animal sagrado".  Em um de seus eloquentes baiões, mestre Lua lembra  a cruz que o jumento traz impressa no seu dorso. Caçoando, diz o saudoso sanfoneiro: "Ali o menino Jesus fez um pipizinho". 
          8. O poeta cearense Patativa do Assaré homenageou o jegue com um lindo e longo poema, intitulado Meu caro jumento, por mim citados em outras crônicas, e que tem versos como estes:  
          "Basta a gente imaginá/ Que de todos os animá/ Que esta grande terra cria/ E tem nome na história/ Só você teve a gulóra/ De carregar o Missia."
          E no mesmo poema:m"Acho sê um desaforo,/ Um crime, um grande pecado,/ Um sacrilejo. um capricho,/ Botá cangaia no bicho/ Que Jesus andou montado."
          9. Em dois  formidáveis livros, o padre Antônio Vieira (não confundir, por favor, com o do "estalo": é um padre cearense) contou a história do jumento, chamando-o de "nosso irmão".
          10. No Congresso Eucarístico realizado há alguns anos em Fortaleza, o jumento, representando o símbolo da fibra nordestina,  foi o presente de um homem do povo ao Papa João Paulo II. 
          11. Num passado remoto, quando tudo era muito difícil no interior do Brasil no campo da locomoção, o jumento firmou-se como o único transporte usado pelos frades missionários e vigários esforçados para levar o Evangelho aos matutos residentes em locais de difícil acesso.        12. Em dois momentos da Bíblia o jumento teve papel relevante: o primeiro  ajudando o Menino Jesus e seus pais na  fuga para o Egito; o segundo quando, no Domingo de Ramos, coduzindo o Mestre  até Jerusalém, para ser ser crucificado. Pela sua história, o jumento, bom amigo do homem,  merece respeito e uma aposentadoria digna...

      
                    

Felipe Jucá
Enviado por Felipe Jucá em 13/05/2007
Reeditado em 05/11/2019
Código do texto: T485551
Classificação de conteúdo: seguro