Sempre houve tempos difíceis

Com os tempos difíceis que o Brasil e o mundo tem atravessado, está cada vez mais comum ouvirmos gente reclamando do preço dos alimentos, do desemprego e fazendo prognósticos sombrios acerca do futuro da humanidade, seja ele próximo ou distante. Tais pessoas parecem se deleitar em dizer que tudo só vai piorar, porque isso confirma suas teorias de que o mundo não presta, as pessoas estão mais violentas e egoístas e a fome e o desemprego só crescerão.

Que elas esperam que nós façamos? Que cometamos suicídio, já que, segundo elas, viver será impossível, visto que os tempos estão difíceis? Porém, se lermos os livros de História, veremos que sempre houve tempos difíceis. Desde o começo da humanidade, todos tiveram que lutar para sobreviver. Nunca houve tempos desprovidos de lutas e incertezas para ninguém. A Europa já atravessou épocas de guerras, fome, peste; os Estados Unidos enfrentaram a Grande Depressão e muitos países da América do Sul, o Brasil entre eles, enfrentaram ou enfrentam ditaduras militares, inflações, desempregos, insatisfação social.

O que haverá num futuro próximo ou distante? Haverá problemas? Sim, haverá, porque passar por tribulações faz parte da vida de todo ser humano que vem a este mundo. O que esperamos? Que venha uma época de total bonança, onde todos viverão sem preocupações? Isso nunca virá, é impossível. Tudo que poderemos fazer é viver de forma a nos adaptarmos aos tempos difíceis e não permitir que eles nos impeçam de viver nossas vidas e realizemos nossos sonhos.