OS INCOMODADOS QUE SE MUDEM

O Gera pôs a cabeça por cima do muro e chamou o Zecão. Ele apareceu na porta dos fundos, que dava acesso ao quintal, e com cara de poucos amigos grunhiu algo totalmente incompreensível.

____ Ô Zecão, você tem que dá um jeito ai nesse cachorro que você arrumou!

O Zecão olhou para o Gera por debaixo dos óculos e indagou:

____ O que tem o cachorro?

____ O que tem o cachorro? Porra meu, você não esta vendo? Nem preciso dizer o que tem o cachorro! Ele não para de latir um só instante! É noite e dia esse cachorro latindo sem parar!

____ Ué, mas você quer que eu faça o que? Você quer que eu ensine ele a mugir? Todo cachorro late, não é só o meu!

Retrucou o Zecão de maneira áspera, já se irritando com aquela conversa.

____ Tudo bem, eu até sei que todo cachorro late, só que você colocou a casinha do seu cachorro aqui perto da janela do meu quarto.

Tentou dialogar o Gera.

____ Olha meu amigo, eu estou dentro do meu quintal e dentro do meu quintal eu coloco o meu cachorro onde eu quiser.

____ Só que eu acho que todos nós devemos usar de bom senso, pois os seus direitos terminam onde começam os meus.

Argumentou o Gera.

____ Concordo plenamente com você e é por isso mesmo que existe esse muro ai que você está vendo. Do muro pra cá se encontram os meus direitos e do muro pra lá se encontram os seus direitos. O meu cachorro está do lado de cá do muro e sendo assim você não tem o direito de vir me encher o saco.

Retrucou o Zecão, com o dedo em riste, apontando para o muro.

____Bom, se é assim que você pensa então eu vou atrás dos meus direitos. Vou procurar as autoridades competentes e ai veremos quem está com a razão, pois eu é que não vou aceitar esse cachorro aqui do lado da minha janela latindo sem parar um só segundo.

____ Procure quem você quiser meu amigo! Procure o ministro, o governador, o Papa, sei lá, eu não estou nem ai com quem é que você irá procurar. Além do mais, se você não está contente arranje outro lugar para dormir. Os incomodados que se mudem.

E dizendo isso virou as costas e entrou pra dentro de casa.

O Gera ficou ali parado por alguns segundos, doido de raiva com a atitude do Zecão.

____ Desgraçado! Ainda vem falar pra mim que os incomodados que se mudem!

Murmurou por entre os dentes.

Passaram-se os dias e o bendito do cachorro, ali do lado da janela do Gera, não parava de latir um só segundo. Vez ou outra o Zecão vinha até a porta dos fundos e raiava com o pobre do animal, que só parava de latir quando o Zecão colocava ração em uma enorme cumbuca ao lado de sua casinha. Porém não demorava muito e começava tudo de novo, deixando o Gera quase louco com os latidos persistentes do cachorro.

A Copa do mundo, que estava sendo disputada no Brasil, foi o que acalmou um pouco o Gera que torcia ferrenhamente pela seleção. O Brasil chegou as oitavas de final sem convencer muito e em um jogo dramático enfrentou a fortíssima seleção do Chile na briga para passar para a próxima fase. O Gera quase teve um enfarto quando ao Chile empatou o jogo numa tremenda bobeada da retaguarda brasileira e manteve esse placar até o apito final do arbitro, na prorrogação. A decisão foi para os pênaltis, levando a torcida das duas seleções à loucura. E na última cobrança, após o desperdício de duas penalidades de cada lado, o jogador chileno chutou a bola na trave dando, assim, a classificação ao Brasil. O Gera saiu berrando feito um doido varrido, enquanto os rojões pipocavam por todos os lados festejando a vitória da Seleção brasileira.

Foi ai que aconteceu o que o Gera menos esperava. O Zecão correu apavorado até o fundo do quintal e pegou o cachorro que se escondera debaixo de um armário, onde ele guardava suas ferramentas. O pobre animal tremia feito vara verde, apavorado com os rojões, que estouravam incessantemente, como se o Brasil tivesse sido campeão do mundo.

---- Cambada de Filhos da Puta! Vão soltar rojão no rabo da mãe!

Gritava o Zecão, enquanto amaldiçoava a copa e a seleção brasileira. Sua mulher veio em seu socorro, colocando as mãos no ouvido do cachorro e levando o para dentro de casa. Assim foi até a noitinha: os rojões estourando Brasil afora, o cachorro tremendo feito vara verde e o Zecão blasfemando uma enxurrada de palavrões.

Uma idéia maligna surgiu quase do nada na cabeça do Gera. Ligou o computador, acessou o Google e procurou por locais de vendas de rojão. Anotou os endereços em uma folha de papel e no outro dia logo cedo pegou o cartão de crédito e saiu para a rua. Colocou um sorriso sarcástico no canto da boca e cochichou consigo mesmo.

----Os incomodados que se mudem? Vamos ver então quem é o incomodado nessa história! Sexta feira o Brasil joga novamente e de dentro do meu quintal, do lado de cá do muro, que é onde começam os meus direitos, eu faço o que bem entender.

Desceu a rua assobiando um bolero de Gardel e sumiu lá embaixo onde uma curva sinuosa escondia o seu desafeto do resto do mundo.