A Copa das Copas!
 

A Copa das Copas! 
Será? Não participei de nenhum jogo em estádio (quem dera), mas participei de todos, torcendo... fiz o 'Caminho do Gol' em Porto Alegre pensando e refletindo, conclui o que escrevo e partilho contigo a seguir.

A Copa das Copas é nossa há muito tempo...
A Copa é nossa desde que COPAcabana é nosso cartão postal.
A Copa é nossa desde que toda a COPAda de nossas matas reverdece e oxigena o planeta inteiro...
A Copa é nossa desde que a COPA de nossas florestas mil, ofertam ao mundo a maior diversidade da flora do universo...
A Copa é nossa desde que floresce de norte a sul em nosso país a maior biodiversidade de flora e fauna... mas, a riqueza ainda maior que possuímos, é a pluralidade étnico-racial de nossa gente, querida pátria, mãe gentil...

A Copa é nossa desde sempre e por isso cantamos 'salve lindo pendão da esperança' e reverdecemos na Bandeira do Brasil.

A Copa é nossa desde todas as demais Copas e, nos empoderamos toda vez que rememoramos os cinco títulos das Copas já conquistadas... 

Mas, a Copa é nossa especialmente, desde que valorizamos nossa cultura, nossa história, nossas raízes, nosso presente e nosso futuro.

A Copa é nossa desde que percebemos que temos muito a mostrar para o mundo, de modo especial, a 'COPAixão'... Paixão de um povo guerreiro, que luta pela paz...e com sua tenacidade não desiste nunca, porque tem garra de vencedor e acredita no 'COPAnheirismo'...

A Copa é nossa porque quem de fato é 'COPAnheiro' tem a capacidade de se indignar contra as injustiças sociais e lutar por um país justo e igualitário.

A Copa é nossa porque temos um povo solidário, fraterno e honesto. E o mundo inteiro está, não apenas percebendo isso, mas se encantando com isso... 

Quando em Fortaleza, enfermeira  devolve ingressos, cartões de crédito e documentos a mexicanos;
Quando em São Paulo, taxista devolve 40 ingressos que passageiro esquecera em seu táxi;
Quando em Curitiba, garis encontram ingressos e devolvem aos seus donos;
Quando em espaços públicos, aeroportos, restaurantes e outros, o atendimento vai além do tratamento formal, é amistoso e acolhedor, ou seja, onde quer que haja brasileiro, há a capacidade de conviver solidariamente.  

E, muito embora, em determinados momentos, o esporte tenha imitado a competitividade selvagem, onde os fins justificam os meios e, beirando a selvageria, Neymar tenha sido brutalmente ferido, David Luiz por sua vez, demonstra empatia e capacidade ímpar de importar-se com a dor do outro... Assim, da mesma forma, temos energia para vibrar e para chorar, seja com Neymar, seja com James...

Quer mais COPA DO QUE ISSO?!
Eu já me dou por satisfeita, afinal... muito além do significado simbólico de erguer a taça do Hexa, o Brasil já é vitorioso por todas as demonstrações de brasilidade e capacidade de se envolver com humanismo e amorosidade, nesse evento que ficará para História, não apenas dos campeonatos mundiais, mas na História de uma nação, até pouco tempo desconhecida, desvalorizada internacionalmente e, diga-se infelizmente, por parte de seus próprios filhos...

A Copa das Copas, nos deixa muito além do legado material, nos oportuniza nos redescobrirmos filhos e filhas, patriotas, cidadãos e cidadãs capazes de mover o mundo quando sonhamos juntos. 

Oxalá, para coroarmos este momento, tenhamos ainda a possibilidade de superar os limites técnicos e saiamos também vitoriosos em campo. Até aqui, eu diria está, não de bom, mas de ótimo tamanho... Valeu Brasil! Valeu povo brasileiro!!!

 
Gelci Agne
Enviado por Gelci Agne em 05/07/2014
Reeditado em 06/07/2014
Código do texto: T4870975
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2014. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.