Mostra tua força, Brasil

Por um bom tempo, fiquei ouvindo pela televisão o seguinte refrão: "Mostra tua força, Brasil". Pelo menos até ontem, quando o Brasil perdeu de forma tão humilhante para a Alemanha que, sejamos sinceros, jogou muito melhor. E agora, quando penso na derrota do Brasil, este refrão me vem à cabeça e digo: "Mostra tua força, Brasil, mas não apenas no futebol. Mostra tua força para combater a corrupção, a violência e a impunidade. Mostra tua força para a educação, a saúde, a cidadania." Perder para a Alemanha como perdemos foi um vexame, é verdade, mas, se repararmos bem, em que melhora ou piora a situação de um País tão mal-governado?

Quando David Luiz, chorando, pediu desculpas aos brasileiros, dizendo que eles mereciam uma pequena alegria, eu pensei que já não basta sermos campeões no futebol. Temos que ser campeões em outras coisas. O Brasil ser ou não hexacampeão é mais importante do que podermos andar seguros nas ruas, punirmos esses políticos corruptos, termos uma educação e uma saúde de qualidade? David Luiz, desculpe, mas ganhar uma Copa não é suficiente para os brasileiros.

Na verdade, nada tenho contra o futebol. Fui contra o Brasil sediar a Copa porque sei que isso implicaria no gasto desnecessário de recursos públicos que poderiam ser melhor aplicados e uma artimanha de Dilma para se autopromover diante do mundo e dos eleitores.

E agora, que o Brasil perdeu, vejo como os brasileiros estão decepcionados com os jogadores, agindo como se a derrota fosse uma tragédia de danos irremediáveis. Ora, isso é esporte. O Brasil precisa se preocupar com coisas mais importantes e urgentes.

Todo brasileiro tem o direito de torcer pela sua seleção e ficar contente com a vitória, mas deve lembrar que ser brasileiro é mais, muito mais do que apenas torcer pela seleção. Ser brasileiro é lutar por um Brasil mais justo para todos os brasileiros.

Portanto, vamos agora pensar no que é essencial para nós.