CRÔNICA DE UM PAÍS INGLÓRIO

CRÔNICA DE UM PAÍS INGLÓRIO

É o Brasil perdeu na copa, e muitas pessoas estão tristes, decepcionadas e revoltadas, por causa de um time que fracassou perante seus adversários e tornou-se uma vergonha para seus torcedores. Mas não é de hoje que o Brasil vem perdendo, e não estou falando de derrotas em campo, nosso país perde em muitos quesitos para os demais países, e não vejo as pessoas se revoltarem ou postarem nas redes sociais sua decepção quando o Brasil aparece em último em um ranking de educação, ou até mesmo quando se é mostrado o caos em hospitais, onde pessoas ficam amontadas no chão, sentadas em cadeiras nos corredores hospitalares por falta de leitos, crianças morrendo por falta de UTI infantil, ou por causa de atendimento precário, crianças deitadas em jardins de hospitais de câncer infantil a espera de serem atendidas. Isso sem falar ainda nas escolas que estão deterioradas, falta materiais para uso básico e até mesmo comida para as crianças, professores sem remuneração adequada. E nossos heróis os bombeiros, esse sim podemos chamar de heróis, pois põem a própria vida em risco por uma miséria de salário para salvar outras vidas, enquanto alguém que simplesmente chuta uma bola ganha milhões para entreter o povo enquanto por trás disso estamos sendo roubados e enganados.

O Brasil é o país dos valores invertidos, onde as pessoas que lutam de verdade para salvar pessoas e onde professores batalham par transmitir conhecimento para nossas crianças e jovens são desprezados pelo poder público, sem professor não existe outros profissionais, enquanto em outros países os professores são venerados e tratados como doutores no nosso são apenas mais um profissional na folha de pagamento do estado ou do município, que lhe dão despesas, são tratados como um nada, sem valorização e sem respeito.

Agora vem me dizer que não sou patriota, não torço pelo meu país, que o futebol dá alegria para o povo, mas nesse momento tenho uma visão diferenciada do que é ser patriota, para mim ser patriota é ter orgulho de país onde tem boas escolas, e sua qualidade de educação está entres os primeiros colocados, os hospitais funcionam bem sem filas, sem pessoas morrendo nos corredores, os policias, bombeiros, professores e outros profissionais que trabalham dignamente ganham muito bem. Ser patriota é se orgulhar de um governo que oferece dignidade a seus eleitores, que lhe dão boas condições de trabalho, moradia e segurança, sem que precisem receber bolsa isso ou bolsa aquilo, se tornando bonequinhos de fantoches nas mãos de tais governantes, as pessoas deveriam viver sem precisar de tais “benefícios”, com salários que comtemplem todas as suas necessidades inclusive o lazer, pois essa “alegria” que nos oferecem através do futebol é uma grande ilusão. Alegria e divertimento temos quando podemos passear com nossos familiares, comer em bons lugares, viajar e conhecer novas culturas, adquirir novos livros, essa felicidade para mim é válida, isso sim que é entretenimento e não algo do qual não participamos ativamente e não estamos presentes, apenas somos espectadores da felicidade deles, que perdendo ou ganhando ganham milhões e nós continuamos nas filas dos SUS pelo Brasil afora, sem um salário justo, vivendo de migalhas e sendo roubados a todo instante.

Verdade o Brasil perdeu em campo, mas daqui a quatro anos terá outra oportunidade de vencer, mas provavelmente continuará perdendo fora dos campos se não acordamos e lutarmos por um país melhor, por governantes melhores, somos nós os técnicos, somos nós quem escalamos nosso time para nos representar como governantes, então cuidado para não fazermos como o Felipão e escalarmos o time errado.

michelle paziani
Enviado por michelle paziani em 09/07/2014
Código do texto: T4875866
Classificação de conteúdo: seguro