Bolinhos de chuva

Sempre disse que sou suscetível a muitas coisas.Entre elas destaco o tom de voz de alguém ao falar comigo,o gestual,uma risada bem gostosa,um olhar pleno de ternura.

Além de tudo isso,sou suscetível às variações do tempo.E pra variar,como já relatei em outras pequenas histórias vividas por mim,sou do contra,sou meio gauche.Tenho mania de estar à esquerda de um monte de coisa.Politicamente então,nem se fala.Mas ser de esquerda para mim é qualidade,me desculpem quem pensa o contrário.Tenho mania de ser defensora,principalmente dos fracos,dos oprimidos,dos apaixonados,dos solitários,das minorias,enfim.

Mas antes que descubram minha maluquez,que tento ocultar vez em quando,vou falar sobre o que o título sugere.

Como as mudanças de tempo mexem muito comigo,esse friozinho danado de gostoso (para mim,lembrem-se que sou do contra!),já me fez reeditar uns versinhos em louvor ao frio e já me fez ir para o fogão.É que de repente bateu uma saudade imensa dos bolinhos de chuva que deram tanto sabor à minha meninice.

Lembro-me com todos os detalhes da alegria imensa que sentia quando minha mãe, só pra me satisfazer, fazia esses maravilhosos bolinhos.Para mim era motivo de festa,pois não era possível degustar essa maravilha todos os dias.A gente era pobre,pobrinha de marré-de-si.E como sabíamos muito bem de nossa precariedade financeira,a gente também não se atrevia a pedir nada,só de vez em quando.Como eu era a caçula,fazia uma carinha de carente, pedia com jeitinho e....os bolinhos apareciam numa tigela de louça branca, inesquecível também.E sempre que eu era agraciada com esse manjar dos deuses o tempo estava friozinho,ou chuvoso.

Então nestes dias de frio e chuva temporões,a vontade me veio forte de cair matando num monte de bolinhos de chuva. Na semana passada, resolvi seguir uma receita da internet. Acrescentei manteiga na massa e....estraguei todos os bolinhos. Bem feito para mim.Quem mandou negligenciar a receita frugal e maravilhosa de minha família? Naquela época, manteiga era raridade e,muitas vezes, até o leite para a massa não existia.

Hoje,no entanto,deu tudo certo.Fiz igualzinho à mamãe.Eles ficaram tenros e amarelinhos,uma vez que fiz com ovo caipira e acrescentei (ah mania de ser gauche e mudar o rumo até de uma receita!) um pouquinho de queijo parmesão ralado.

Fiquei emocionada ao contemplar todo aquele dourado, só esperando eu liberar a menina guardada em mim para comer muitos deles.Ah,me esqueci de dizer que os meus bolinhos de chuva são salgados e não aqueles famosos (e deliciosos também) feitos com açúcar e canela.

Bem,depois de me fartar de bolinhos, tomando um bom café (bem forte,como gosto),estou aqui a relatar para meus queridos amigos que me honram lendo os meus devaneios,minhas singelas histórias,sempre tão prosaicas.

É que uma chuva fina e ininterrupta ( mais esse friozinho) me faz sentir muita coisa boa,entre as boas lembranças está a saudade do carinho, do abraço, do aconchego que só recebemos de quem nos ama de verdade.

Alguém aceita uns bolinhos de chuva?
amarilia
Enviado por amarilia em 16/07/2014
Código do texto: T4884570
Classificação de conteúdo: seguro