LIBERDADE DE EXPRESSÃO: POR QUE TODOS QUEREM TER SE DÁ MEDO?

Até que se deu a redemocratização do Brasil o ponto mais criticado do Regime Militar era a suposta falta de liberdade para expressar opinião. Tanto nas ruas quanto nos veículos de propaganda e de imprensa. Hoje, descriteriosamente, pode-se expressar o que quer que seja. Há quem abusa disso, agindo, sem o menor pudor ou em plena falta de senso, na propagação de ideias que veiculam, a torto e a direito e sem ser incomodado, calúnias, desinformação, apologias a algo ilícito ou perigoso, segredos, discórdias. Mas há também quem prefere se manter pacato e não fazer muito uso de sua liberdade para dizer o que pensa.

Lidar com o poder dado pela liberdade de manifestar opinião não é tão simples. As pessoas têm que estar dispostas a se confrontar com divergências. Ora são opiniões que não batem com a que preservamos, ora são verdades que não gostaríamos de nos ver descobrindo e não podemos evitar, pois não se desliga os ouvidos. Invadir o direito de outro para livrar-se de um incomodo, desligando-lhe o som do automóvel ou a tevê ou simplesmente lhe tapando a boca, não é apropriado para qualquer um. E ainda há aquela situação em que um segredo nosso, que nos garante algum benefício dentro da sociedade, é simplesmente publicado e não sabemos o que fazer para impedir que mais gente o conheça. O controle da sociedade se dá em torno de articulações, disputas de grupos ocultos e segredos há milênios, não é mesmo?

Nessa última proposição, não temos como recorrer ao sistema para evitar que quem descubra ou conheça um segredo nosso o revele. Há grupos que usam de táticas violentas ou nazistas para fazer repressão ou para camuflar o que foi revelado modificando a sua interpretação ou desestimulando a crença nisso. Porém, parece que essa conduta só é acessível e permitida para uma certa elite ou para aqueles que não temem essa elite ou o acobertador dela e podem se proteger dos dois. Não é para todo mundo. Talvez seja por essa razão que muita gente prefere não opinar e viver seu dia a dia girando conforme a roda gira, sustentando a opinião dos outros. Como diz-se: "Melhor estar em paz do que estar certo". O melhor benefício que se tem com isso é jamais enfrentar perseguições, principalmente com relação a emprego, que todos nós precisamos muito e que as oportunidades estão nas mãos de quem conserva segredos ou de quem preserva os interesses deles, os quais podemos, consciente ou não, atacar com nossas palavras.

Covardia ou não, para estes tanto faz viver-se em uma democracia ou em uma ditadura militar. É melhor, para eles, pesar os prós e os contras de cada regime e ver de qual deles se tira mais proveito. Passando a militar a favor do escolhido, sem que isso seja notório, para não perturbar a outra facção.

Sou a favor de ter minha própria opinião. Até pouco tempo eu não me preocupava de manifestá-la ou de propagá-la quando isso fosse do meu agrado. Hoje penso, olhando para alguns dos motivos acima, e sabendo bem que eu não pertenço a nenhum dos grupos de elite que tudo podem, que os que cultivam o "melhor estar em paz do que estar certo" estão corretíssimos e por isso são mais felizes. E de um tempo para cá venho procurando entrar para essa turma. Mas, é claro, sou convicto de que qualquer coisa, inclusive ideal, merece uma adaptação quando não se ajusta inteiramente ao meu modo de pensar. Nem sempre servir a camisa por completo é melhor do que deixar a barriguinha aparecer. A parte em que a massa em questão prefere pender para a opinião que outros dão que lhe são mais favoráveis eu me abdico. Prefiro seguir as minhas observações, guardando-as apenas para mim para que eu não me comprometa com elas.

O mal é o que sai da boca. Se não faço mal para os outros, não faço para mim. Em contrapartida, o mal que sai da boca dos outros jamais me fará qualquer coisa, nem para o bem do dono da boca em que o mal sai e nem para o meu infortúnio, uma vez que, desconhecendo a intenção de quem fala, eu evito tomar partido ou compartilhar. Cuido de mim e deixo que Deus cuide do resto.

"Qual homem não quer longevidade para conhecer a felicidade? Guarda tua língua do mal e os lábios das palavras enganosas. Aparte-te do mal e fazes o bem. Busque a paz e vá em teu encalço"

(Salmos 33. Bíblia de Jerusalém)