As fotos tiradas na hora para documentos: que vergonha!

Acordei atrasada, como sempre, nem deu tempo de pentear o cabelo, meus olhos estavam inchados e minha cara estava amarrotada. Peguei o carro e fui ao Poupa Tempo, para renovar minha carteira de motorista.

Ao chegar lá, me lembrei, ao adentrar a primeira fila, da maldita foto tirada na hora, como eu ia tirar uma foto com essa cara? Pensei em sair correndo ou fingir um desmaio, mas eu não podia vir outro dia, precisava ser hoje.

Ao chegar minha vez, a funcionária tirou a foto sem se quer solidarizar-se com a minha situação lastimável, tão pouco procurou um ângulo no qual eu sairia com o mínimo de decência, simplesmente bateu a foto e falou “próximo”, nem tive a chance de pedir para tirar outra foto, contudo de nada adiantaria, porque eu acho que os fotógrafos tem um prazer mórbido pela nossa humilhação.

Queria saber quem foi que inventou esse negócio de foto para documento tirada na hora, gente, será que a pessoa esquece que teremos que andar com essas fotos horrendas e, pior, mostrar pros outros?

Tudo para nos humilhar, antes as famigeradas fotos 3x4 que saíam horrorosas, agora que as fotos foram aperfeiçoadas graças ao fotshop, inventaram essa coisa para não nos dar chance de melhorar a aparência na foto.

É carteira de motorista, passaporte, da faculdade, médica, do clube, enfim, tudo o que temos que mostrar aos outros, justamente em lugares públicos, para dar mais ênfase a nossa vergonha.

O pior é que estas fotos exaltam justamente nossos maiores defeitos ou algo que queremos esconder a qualquer custo e, por sempre sermos pegos de surpresa, aparecem nossos piores ângulos.

Não consigo entender, em um país onde tirar um documento é tão burocrático, por que justamente a foto tem que ser na hora?

Rose Wega
Enviado por Rose Wega em 24/07/2014
Código do texto: T4894523
Classificação de conteúdo: seguro