Reflexões sobre o Futebol Brasileiro

Esta última Copa do Mundo ficou em boas mãos. Não que a Alemanha tivesse um super time, mas por que foi uma seleção bem dirigida, que também encontrou algumas pedras no seu caminho. Mas que soube suplantar esses obstáculos com muita disciplina e com enorme criatividade de seus jogadores.

Quanto a nós tivemos o lugar que merecemos. Tivemos uma seleção muito mal colocada em campo, com craques endeusados por parte dos críticos especializados, muitos desses que hoje lhes atiram pedras. Em nem um momento apresentou lampejos do tradicional futebol brasileiro.

A seleção brasileira tem de rever seus conceitos, refazendo-os à luz do que tem acontecido com nosso futebol ao longo dos tempos, principalmente nesta Copa. Não deixando que seus jogadores acreditem em bajuladores que veem super craques em qualquer jogador que faça uma boa partida.

O futebol brasileiro está super inflacionado. Técnicos ganhando fortunas mensais, muitos com conceitos superados profissionalmente. Muitos analistas de televisão ou de rádio que deveriam ter mais critérios para fazer suas observações. De todos esses profissionais vai depender o futuro do nosso futebol.

Devo acrescentar que desde que Artur Friedenreich até chegarmos a Edson Arantes do Nascimento sempre tivemos bons jogadores, e o Brasil não acabou. Vamos dar a volta por cima e ainda voltaremos a ser, com humildade, o país do futebol.

Laércio
Enviado por Laércio em 28/07/2014
Reeditado em 28/07/2014
Código do texto: T4900070
Classificação de conteúdo: seguro