A JAQUETA ITALIANA

Encontrei-me há poucos instantes com o Irineu que tentou vender-me uma jaqueta de couro legítima, que um parente seu trouxe da Itália. Apesar de sua insistência, resisti à tentação e acabei não comprando. Conversamos por mais alguns minutos e antes de se despedir parabenizou-me pela crônica publicada na página da “Acidez Crônica”, no Face book, que dissertava sobre o tema honestidade. E é lógico, ele não perdeu a oportunidade para botar banca de intelectual pra cima de mim, como sempre fazia toda vez que surgia uma chance para se aparecer em público. Virou os olhos como se estivesse observando todo esplendor do seu próprio cérebro e perguntou-me o seguinte: ---- Ferretti, dentro da sua concepção, o que você considera como sendo uma pessoa honesta?

Respondi-lhe que ficara até um pouco chateado com a babaquice de sua pergunta, pois um sujeito metido à intelectual como ele não saber o que é uma pessoa honesta é o fim da picada. É inadmissível que alguém dotado de tantos predicativos, como ele se intitulava, não soubesse a definição correta desse aplicativo.

Ele, sério e sisudo, fitou-me por alguns segundos e retrucou dizendo que sabia perfeitamente o significado do que era ser honesto e que, também, ficara chateado, pois esperava de minha parte uma resposta mais inteligente.

Pois bem, respondi-lhe, vou te dar então um exemplo de honestidade e outro de desonestidade: Eu chego em uma padaria compro um maço de cigarros no valor de cinco reais e pago com uma nota de dez. O caixa que é empregado do estabelecimento, e que no final do dia terá que prestar conta de tudo que vendeu, engana-se na operação e me volta troco de cinqüenta reais. Eu de imediato alerto-o de que havia me devolvido dinheiro a mais, pois na realidade eu havia pagado com uma nota de dez reais e não de cinqüenta reais. O funcionário educadamente me agradece, pois se eu não o tivesse alertado ele teria que repor do próprio bolso a diferença que iria aparecer no fechamento do fim do dia.

Pois bem, agora vou te dar um exemplo de desonestidade: Quando saio da padaria, um conhecido meu, que presenciou toda a cena, me chama de otário e diz que, se fosse ele não devolvia o dinheiro, não. E que não estava nem ai se o funcionário tivesse que repor do bolso a diferença que faltaria no fechamento do caixa. Ele que se ferrasse e que ficasse mais esperto da próxima vez que fosse dar o troco a algum freguês.

Depois de ter exposto a ele esses dois comparativos, concluí dizendo que aquilo tudo que eu dissera era a pratica da honestidade e da desonestidade, e que tecnicamente podemos definir que uma pessoa honesta é uma pessoa correta, digna, incorruptível, reto, integro e por ai a fora e que, portanto, o desonesto era exatamente uma pessoa completamente contraria a todos aqueles adjetivos.

Satisfeito com a minha resposta parabenizou-me pelo explicativo e acrescentou que pessoas honestas como eu e ele estava-se tornando coisas raríssimas nos dias de hoje e antes de bater em retirada ofereceu-me novamente a jaqueta que um parente seu havia trazido da Itália há poucos dias. Peguei-a na mão para certificar-me da qualidade da mercadoria e percebi uma etiqueta grudada dentro de um dos bolsos da jaqueta com o carimbo do “Brechó da Dona Filomena”, que fica a uns quinhentos metros de onde estávamos. Dizem as más línguas que a maioria das roupas que ela vende são doadas por viúvas que querem se livrar das lembranças do finado que partiu para o outro mundo. Ele ficou vermelho feito um pimentão, arrancou a etiqueta rapidinho e pediu-me para não contar nada para ninguém.

É Irineu, você está coberto de razão: pessoas honestas como eu e você são coisas raríssimas nos dias de hoje