O fundamentalismo que nos ameaça

O FUNDAMENTALISMO QUE NOS AMEAÇA

(crônica publicada no jornal "Diário Catarinense" de 31.07.14)

Houve época em que a encrenca era com a Igreja Católica. Quando ela tinha poder. Era forte e temida. Os papas mostravam-se sisudos e aristocráticos. Não riam. Cobriam-se de ouros, sedas e damascos. A Igreja cobria-se de ouro. Os bispos davam a mão a beijar e ficavam se perguntando se aquele maldito fiel escovou os dentes pela manhã. Se aquele cristão não andará com alguma pereba na boca. Lepra, por exemplo, para ficar numa figura bíblica de estimação.

Aliás, ressalte-se que espertamente a Igreja de Roma montou há muito o maior e mais eficiente sistema de escuta e controle social. Nestes tempos de tecnologias refinadas que permitem ouvir e ver o que se desejar, a Igreja corre milênios à frente. Ninguém sabia mais sobre a comunidade, podendo cruzar todas as versões em circulação na área, do que o pároco local. Como todos eram católicos - todos "tinham" que ser católicos -, todos confessavam. E acabavam confessando tudo. Informação é poder, não tem um ditado mais ou menos assim?

Subitamente descobriu-se a desnecessidade de um Jesus, um Buda, um Maomé para, sobre esta pedra, fundar sua Igreja: qualquer um poderia fazê-lo. E contando com isenções fiscais maravilhosas. "Qualquer um" deve ser entendido aqui na pior acepção da expressão: um qualquer funda uma Igreja. E dê-lhe a extorquir o povo de forma muito mais descarada (e urgente) do que a Igreja Católica o fez. E sem deixar nada em troca.

Crescendo e multiplicando-se, essas seitas se fortaleceram à custa do rebanho católico, sob a promessa de milagres instantâneos documentados pela televisão. Suprema maravilha! Explodiram de dinheiro, quer dizer, de crentes, e passaram a peitar os antigos donos do curral: fechando templos que mirram por falta fiéis, destruindo fisicamente imagens católicas, impondo preceitos do Velho Testamento aos seus adeptos. Lavagem cerebral seria uma descrição adequada do que praticam esses evangélicos.

Está mais do que na hora de o Governo Federal criar a Anacéu, Agência Nacional Reguladora das Empresas que Prometem o Céu. E taxá-las como a qualquer outra atividade econômica lucrativa. Acima de tudo, contê-las antes que consigam legislar sobre os infiéis, os hereges. Sobre nós. O que tentam lograr cada vez com maior e mais daninho apetite.

Beijo roubado

Mike Domitrz é um americano do Wisconsin. Ele ganha a vida dando palestras em "campi" universitários e instalações militares (lá eles pagam quando o sujeito dá uma palestra de 45 minutos). Com essa atividade, mantém casa, qualidade de vida e cria com a mulher dois filhos adolescentes. Mike faz 200 apresentações por ano da mesma palestra: "Can I kiss you?" Posso te beijar?

A ideia é promover "encontros românticos saudáveis e evitar agressões sexuais". A prática passa pelo estabelecimento de uma espécie de protocolo previamente negociado entre as partes, que inclui "pedir e receber consentimento antes de se envolver num ato íntimo, até mesmo um beijo".

Pela cartilha de Mike, beijo roubado já era. Ou é estupro.

De primeira mão

Fonte intimamente chegada ao artista informa que a exposição de Tércio da Gama teve sua data de encerramento alterada. A mostra "Tércio, o Coração no Olho", com curadoria de Fernando Lindote e sublinhada por belíssimo catálogo, está aberta à visitação pública no Museu de Arte de Santa Catarina, integrante do complexo do Centro Integrado de Cultura, na Capital, desde 16 de julho. Ficaria lá até 17 de agosto.

Ficaria. Negociações de última hora, no entanto, alteraram essa programação. Em função do nível de visitação verificado, a administração do MASC propôs ao pintor que a exposição fosse encerrada em 14 de setembro.

Teremos, assim, mais um mês para admirar a importância, a beleza e o colorido da obra do Tércio.

--

Amilcar Neves é escritor com oito livros de ficção publicados. A partir de 26 de agosto de 2013 integra o Conselho Estadual de Cultura, na vaga destinada à Academia Catarinense de Letras, onde ocupa a Cadeira nº 32.

(...) aquele 1965 em que éramos jovens, românticos e puros. Incontaminadamente puros. (...) Havia uma visão do coletivo, que hoje se perdeu, como também se extraviou (ou até soa ridícula) aquele ideia de "salvar a pátria", de interessar-se pelos problemas do País e do mundo porque eles habitavam nossa consciência.

Flávio Tavares, "Memórias do Esquecimento"