Promessa de político

Naquele sol do meio dia, Zé Maria avistou uma camionete chegando em sua chácara. De dentro da camionete luxuosa, apareceu um homem vistoso, era ninguém mais do que o prefeito da cidade. Zé Maria pensou: Já chegou a época de política!

Este prefeito se chamava Fausto, e já estava há quatro anos comandando aquela cidade pequena no interior. O tempo passava, e parece que a cidade ainda era a mesma coisa, quase nada de progresso acontecia por lá. Fausto era mesmo o tipo de candidato que prometia trilhões de coisas, mas quando estava no poder, apenas fazia dezenas de coisas e olhe lá. Zé Maria convidou o prefeito para entrar naquela humilde casa. A esposa de Zé Maria foi preparar um café enquanto eles conversavam.

-Zé Maria, sua chácara é um pouco longe da cidade.

-Já acostumei. Todo dia vou de carroça a cidade, para entregar leite.

-E as vaquinhas? Aumentou?

-Que nada. Vendi quase tudo para pagar uma cirurgia de vesícula da minha mulher. Porque o senhor sabe que se for esperar a de graça, a gente acaba morrendo, né?

-Que isso, homem de Deus? Pode deixar que eu vou lá no hospital resolver esta história!

-Resolve mesmo. E troca os funcionários também. Parece até que eles trabalham em um desfile de moda para poder ficarem espiando os pobres de cabeça até embaixo.

O prefeito ficou sem graça e olhou para as botinas gastas do pobre morador daquela chácara.

-O senhor precisa de alguma coisa?

-A gente precisa de muita coisa.

O prefeito disse para ele esperar um pouquinho e trouxe uma caixa com um par de botinas novinhas. Zé Maria ficou com os olhos arregalados e já ia pegar a caixa quando o prefeito afirmou:

-Zé Maria, o senhor sabe que já chegou a época de política. E bem que eu gostaria de ajudar muito, mas se descobrirem podem cassar o meu mandato. Então eu pensei...O senhor precisa de botinas novas, não é?

-Sim. Demais da conta!

-Por isso, eu lhe proponho uma coisa: O senhor pega uma botina agora e vota em mim, e depois recebe a outra quando eu ganhar a eleição.

-Mas e se o senhor não ganhar,fico sem a botina?

-Eu vou ganhar, homem de Deus! Vote em mim, e tira uns votos da sua família, amigos e vizinhos.

-Está bem, eu aceito.

-Viu só como o senhor é um homem inteligente! Não vai se arrepender disso.

Ele bateu nas costas de Zé Maria, e a mulher veio da cozinha com as xícaras de café. O prefeito bebeu e logo foi embora. A esposa de Zé Maria disse ao seu marido:

-Ficou doido de aceitar apenas uma botina?

-Cala boca, mulher! Dessa vez eu sei que ele vai cumprir o que prometeu. Ele é um homem sincero!

A mulher se calou e foi para a cozinha. Quando o prefeito chegou em casa, passou álcool nas mãos, e depois foi tomar banho. A sua mulher veio perguntar onde ele estava, e ele por sua vez apenas disse:

-Enganando mais um trouxa!

Janaina Caixeta
Enviado por Janaina Caixeta em 05/08/2014
Reeditado em 05/08/2014
Código do texto: T4910392
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2014. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.