As eleições estão chegando e é necessario fazer uma reflexão sobre que rumo as coisas estão tomando. Fui à exposição “Resistir é preciso” no CCBB em março, começando pelo nome se tem uma ideia do que apreciei.

      Eles fizeram uma linha do tempo com os acontecimentos principais de 1964 a 1985, não só no Brasil, mas no mundo, e dá uma noção clara do que é uma ditadura e do que foi no Brasil. Serviu para fazer uma analise mais aprofundada do que está acontecendo hoje e traçarmos um paralelo. Por exemplo, nos primeiros anos 1964 a 1968 os estudantes (manifestantes) iam para as ruas para pedir democracia (que hoje Também podemos fazer uma reflexão a respeito do que seria), mas no caso, eleições diretas, direitos à liberdade de pensar, crimes cometidos por militares e etc. Esses jovens não tinham internet e as ações eram bem articuladas e ainda lutavam por uma ideologia.      

     Hoje... Temos um Estado falido desacreditado, até os militares estão descontentes, leis que favorecem um grupo, corrupção, falta ideologia, milhões de partidos políticos, que não tem ideias ou posicionamentos; não se sabe se é de esquerda ou direita; sequer sabemos os nomes porque são muitos, mas alguns, nitidamente, só querem o poder pra roubar, enfim... Não temos representantes que satisfaçam os nossos anseios (nessas alturas o que ansiar?). Aonde foi parar o patriotismo? Na copa do mundo? Os jovens hoje tem muito mais acesso a informação, porém, não sabem utilizá-la, por que?  Porque não aprenderam, por exemplo: sociologia, filosofia, história, não tem uma bagagem cultural adequada. Então é aí que se faz a diferença.

     Atualmente, Temos muito mais chances indo para as ruas protestar e conquistar o que reinvidicamos do que no passado, mas infelizmente não se tem sabedoria para utilizar o poder que à informação hoje nos dá, porque simplesmente não se sabe nem o que pedir e que direito temos, uma prova disso são as manifestações de junho de 2013, que se perderam, cadê a reforma política? Que foi prometida que seria em setembro? Estou esperando o plebiscito!

      Enfim, a exposição terminou de forma comovente, com os nomes das pessoas desaparecidas passando numa tela negra. Saí de lá bastante tocada com o que vi. E com uma certeza: DITADURA NUNCA MAIS!!! Ou seja, “Resistir é preciso” ! Mas para isso ocorra, devemos reconhecer que politica, conhecimento e cultura também é preciso. 
Priscylla de Lêu
Enviado por Priscylla de Lêu em 11/08/2014
Código do texto: T4919006
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2014. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.