"AMORES MAL RESOLVIDOS E INSPIRADORES" Crônica de: Flávio Cavalcante

AMORES MAL RESOLVIDOS E INSPIRADORES

Crônica de:

Flávio Cavalcante

É o que salva a vida de um homem que vive buscando inspirações para suas novas produções na literatura. Amores mal resolvidos é certo ser fonte de inspiração para belos textos que venham sair de suas mentes férteis. Com o resultado até as cordas das violas entoam suas lindas melodias nas belas serenatas em noites de lua à beira mar. Outrora o amor era muito batido nos versos e canções. Os autores pareciam jogar uma melodia em seus sentimentos interpretavam com todo sentimento, dizendo coisa na canção que certamente eles não teriam coragem de falar verdadeiramente para a pessoa amada.

Quando existiam as noites boêmias nas cidades grandes conhecidas como selva de pedra, homens frequentavam botequins afim de uma diversão diferente e o encontro com mulheres que ganhavam a vida vendendo o corpo, era inevitável. Em pesquisas, alguns artigos relataram que os grandes escritores saíam dessa boemia e acabavam desenvolvendo suas obras depois de viverem momentos agradáveis nesses lugares de diversão. O desentendimento em casa com a legítima esposa, fazia com que este homem embarcasse numa desarmonia em sua estrutura mental e devido á estas brigas constantes dentro lar, era certa a sua presença dentro de um bar ou mesmo um cabaré, ambiente este com uma temática esplendorosa para se desenvolver textos maravilhosos e aprazíveis.

Na mesa do bar se joga conversa fora e o englobado geral termina em poesias. Meus pais sempre comentavam que na época deles se respirava romantismo. Existiam as serenatas. Namorados faziam questão e era moda cantar seresta embaixo da janela da mulher amada. A lua fazia parte do cenário e a cena romântica improvisava o casal suspirar, inspirando os poetas e compositores à produção de canções e poemas que ainda hoje estão na memória do povo. Apesar de hoje em dia essas produções serem bastante piegas para muitos jovens da atualidade, que curtem mais músicas pobres de letras e um ritmo que lembre sexo e sensualidade em suas danças.

As fossas de mulheres que viviam sempre apaixonadas por homens que não podiam manter relacionamentos sérios, por terem suas esposas em casa. O fato delas não entenderem que aqueles homens estavam ali, buscando uma diversão, bebiam exageradamente por estarem apaixonadas e muitas vezes entravam no mundo das drogas, e o resultado muitas delas compunham canções e poemas que fizeram da música popular brasileira uma pérola inesquecível. Maísa, Dolores Duran entre outras.

A fonte inspiradora desses escritores resultou num grande sofrimento na vida de cada um. O que para nós é um deleite aprazível e para eles foram momentos de lágrimas e saudades, noites de convivência com a solidão e angústia. Como diz o ditado “VIVEMOS DA MISÉRIA DO OUTREM”

Flávio Cavalcante

Flavio Cavalcante
Enviado por Flavio Cavalcante em 20/08/2014
Reeditado em 20/08/2014
Código do texto: T4929695
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2014. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.