SORRIR NÃO É SÓ RIR

SORRIR NÃO É SÓ RIR

O riso, como sabemos, pode ser motivado por alegria, por raiva, por ironia, por covardia, por deboche, por afronta e outros motivos, de acordo com a vontade daquele que o expressa.

Os risos de ironia ou de deboche, por exemplo, quase sempre são acompanhados de uma coreografia de reforço e ofensiva.

Tanto que, não raro, brigas, desavenças e até morte, são causadas simplesmente porque alguém riu e a outra parte se sentiu ofendida.

Por esse motivo é comum ouvir coisas do tipo: “eu o matei porque ele riu de mim”, ou “riu um riso amarelo”.

Quando alguém ri, nem sempre é possível determinar que tipo de sentimento há naquela pessoa. Isso porque o riso é algo às vezes superficial, efêmero, volátil, manipulável, sem lastro.

Absolutamente não quero dizer que o riso seja algo ruim, que deveríamos evitar. Pelo contrário, por ser mais leve e de fácil exercício, deve estar mais presente em nossa face.

Os benefícios advindos do riso despretensioso são amplamente divulgados por estudiosos, por jornais e revistas especializados, por programas de bem estar etc.

O riso, quando expressa alegria, é algo muito benéfico e provoca reações positivas em nosso corpo e mente. Vale a pena cultivá-lo.

Por sua vez o sorriso é autêntico, não deixa dúvidas, é inconteste. Apossa-se de nós e de nossas lembranças, é indiferente ao decurso do tempo, marcando-nos pelo resto de nossas vidas.

O sorriso tem origem em nossas entranhas, é uma manifestação tão forte, que causa dentro de nós um turbilhão de emoções impossível de se conter. É tão irradiante que não apenas aquele que sorri sente os seus efeitos benéficos, mas também todos os que o presenciam.

O seu advento é denunciado pela transformação positiva e instantânea de todo o nosso corpo, do nosso semblante e pelo brilho nos nossos olhos.

A manifestação do sorriso é de tal forma tão poderosa e alucinante, que ele é percebido antes mesmo de chegar à boca. Esta apenas encerra um sentimento tão extraordinário, tão marcante e tão espetacular, que, por incontido, extravasou.

É preciso que fique bem claro: rir ou sorrir é questão de intensidade e de oportunidade. Destarte, vale a pena cultivar e vivenciar a ambos.

Portanto, ria, ria, ria despretensiosamente e você terá muitos motivos para sorrir.

Rafael Arcângelo
Enviado por Rafael Arcângelo em 02/09/2014
Código do texto: T4946559
Classificação de conteúdo: seguro