Xô tristeza
Hoje a tristeza me fez uma visita. Acordei bem disposta, pronta para trabalhar. Ao abrir a porta lá estava a danada  me apontando um dia nublado e frio. Peguei minha bolsa, fiz um muxoxo e falei para ela: “Que maravilha! Está tão fresquinho, nada daquele calorão.” Durante a viagem de ônibus tentei cochilar, mas a falsa se intrometeu nos meus pensamentos. Ficou me lembrando de perdas e erros do passado. Olhei para ela com dignidade. Sem negar nada, a fiz ver que os erros cometidos fizeram parte do meu crescimento como ser humano, e que se houve perdas, houve ganhos bem maiores e que  as parcelas de culpa, não foram todas minhas. Ela se calou por alguns momentos intimidada pela minha sinceridade, mas eu sabia que ela não se dera por vencida.
A chuva caia torrencialmente quando cheguei ao local de trabalho. A tristeza sorriu debochada. Por alguns segundos desanimei e quase dei razão á ela. Como se sentir bem trabalhando debaixo de um temporal e com tanto frio? Elevei meus pensamentos a Deus e pedi ajuda. Fui prontamente atendida. Em todas as casas que bati me receberam amistosamente. Convites para entrar, para esconder da chuva, para lanchar não me faltaram.Todos me trataram com carinho e respeito.                                                                Lá pelo meio dia a tristeza se cansou de resmungar e de tentar me ver deprimida e se foi. De braços dados eu e a alegria encerramos o trabalho e fizemos a viagem de volta.