O SER HUMANO PARECE NÃO SABER QUE NÃO SABE – 2 ...


 
No texto: O SER HUMANO PARECE NÃO SABER QUE NÃO SABE... Disse:

Analisando nossa triste, pobre e podre sociedade, matutando sobre a ação nefasta do ser humano, coisas como misturar bebida e direção, consumir cigarros, drogas ilícitas, etc, coisas cujas conseqüências são visíveis, entendo que O SER HUMANO PARECE NÃO SABER QUE NÃO SABE... Viver de forma saudável, evitando fazer coisas que lhe trazem prejuízos porque danosas...

Em meu achômetro, esse tudo (entre aspas), nem sempre será melhor para si, mesmo assim, é o que ocupa a mente das pessoas... Nesse tudo, precisa ser incluído a questão de pensar de forma racional sobre o que tem levado a existência a ser algo tão superficial... Logo se faz necessário considerar por que as coisas estão sendo assim e aonde devem parar...

Por exemplo: Estamos em meio a uma campanha eleitoral (que chamo de eleitoreira) – na verdade as campanhas políticas são uma mesmice só – se resume a pedirem votos, falar bem de si e mal de quem estiver no outro partido (também pedindo votos)...

Lembro de alguns tempos atrás em que, divulgava as idéias e os ideais petistas (antes do partido ser governo)... Explicava pra alguém na feira livre da cidade que era necessário votar independente de candidato, mas considerar o programa do candidato... Ouvi a pessoa dizer: AH,ENTÃO O SENHOR GOSTA DE VOTAR EM QUEM PERDE, NÃO É???

E, penso se na cabeça de muita gente não é assim: JAMAIS EVITAR ANALISAR A REALIDADE...

Vale a pena analisar algumas coisas que estão sendo alegadas:

O Bolsa–Família teria tirado algo como 22 milhões da pobreza extrema... Tirar da pobreza extrema, tudo bem.... MAS, possivelmente não ensina a se manter fora da pobreza, porque uma coisa é ter uma vida melhor e outra coisa é estimular a fazer filhos para ganhar dinheiro sem precisar se dedicar ao trabalho...

Temos uma imensa população que não saberá o que fazer pra manter a família – cada novo membro da família aumenta o consumo de alimentos, de água, de energia, etc... Poderá parecer uma idéia ruim, mas quando não se pensa sobre isso, a sociedade não se prepara pra ter um futuro melhor...

É bom ver que o ensino universitário está disponível inclusive para pessoas pobres... MAS, é preciso que se pense sobre os objetivos de estudar: construir uma sociedade melhor para todos e, na prática vemos que o orgulho (no mau sentido) de dizer que fez isso está sendo maior que os benefícios disso...

Quando penso que: O SER HUMANO PARECE NÃO SABER QUE NÃO SABE... tem a ver com coisas como achar que eleição é uma disputa entre quem ganha e quem perde... Por outro lado, quando se olha quem vota, não se deve avaliar a pessoa por ter consciência ou não ter, apenas se deve entender que aquela pessoa pode votar em a ou em b, e pronto...
Chagas dhu Sertão
Enviado por Chagas dhu Sertão em 06/09/2014
Código do texto: T4951308
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2014. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.