Dia do Fã

Nos dias atuais há uma tendência a se comemorar dia para tudo: dia do cabeleireiro, dia, do gari, dia da avó, dia da sogra, dia do esteticista, dia do animal de estimação, dia disso, dia daquilo.

Assim como diversas outras datas, informalmente é comemorado o Dia do Fã em 18 de março de cada ano.

Mas, qual o significado da palavra “Fã”?

Esse vocábulo vem do inglês, sendo uma redução de fanatic, ou seja: fanático. Pessoa dedicada a expressar sua admiração por uma pessoa famosa, grupo, ideia etc.

Há tantas pessoas fanáticas pelas mesmas “celebridades” ou coisas, que elas se organizam nos denominados Fã-clubes.

Para o mau dos meus pecados, tenho uma filha – Mariana - que é fã da cantora Ivete Sangalo e como tal, também é integrante de um Fã-clube.

Não que eu discorde daqueles que têm as suas preferências, afinal, todos nós, de alguma forma as temos. O que eu não concordo é que se dedique tempo e dinheiro em demasia a esse fim.

Seria muito mais reconfortante para mim, que sou pai e para a minha esposa, que a Mariana fosse fã de estudar, de ao menos arrumar a própria cama, lavar as vasilhas e utensílios que usa etc.

Esse apego exagerado à sua cantora preferida e os contatos mantidos para estar sempre a par de tudo que a envolve, consome um tempo desproporcional do seu dia em prol desse seu ídolo e isso não nos parece, a mim e à minha esposa, nem um pouco sensato.

Em nome desse apego de fã, horas de conversação por telefones mensagens, comunicações on-line e viagens absorvem um tempo e recursos que, em termos de futuro, seria muito mais proveitoso se canalizado para as questões práticas da vida que esse “endeusamento” descabido.

Todo esse exagero consome muita energia de nós os pais, sobretudo de minha esposa que tem mais dificuldade de lidar com essa realidade.

Embora os(as) fãs tenham a consciência de que as suas atitudes estão deixando o seu ídolo cada vez mais rico, enquanto eles(as), os(as) fãs, em função dos gastos e priorizações, vão ficando cada vez mais pobres, isso parece não se revestir de muita importância para eles.

Enquanto pais somos envolvidos em constantes atritos por termos a árdua função de criar, educar, aconselhar e agir sob a luz do que a nós nos parece ponderável. E essas ações quase sempre são conflitantes em relação aos interesses filiais.

É conveniente que nossos filhos tenham em quem se espelhar, principalmente em se tratando de um ídolo consagrado, como é o caso da cantora Ivete Sangalo, mas há que se observar o tão necessário equilíbrio deve nortear as nossas ações.

Alimentando o desejo de que os(as) fãs tenham discernimento para melhor dosar seus “fanatismos”, na busca de uma vida mais equilibrada, de um futuro mais promissor para eles próprios e que saibam entender as razões de seus pais, felicito a todos por esse dia. Afinal, vida de fá também não é nada fácil.

Rafael Arcângelo
Enviado por Rafael Arcângelo em 17/09/2014
Reeditado em 30/09/2014
Código do texto: T4965610
Classificação de conteúdo: seguro