(Ex) pectativas

Ao longo dessa nossa jornada intitulada vida, conhecemos muitas pessoas. Fato comum.

Muitos passam, poucos permanecem. Bem sabemos.

Depositamos em algumas dessas pessoas nossas esperanças, em outras: alguns dos nossos sonhos. Mas sob a maioria: alguma expectativa.

E ao longo do processo de conhecer é natural formularmos nossa concepção daquele que é novo para nós.

No que é baseada essa construção da identidade do outro?

Naquilo que ele nos oportuniza conhecer, naquilo que ele demonstra não só com palavras, mas principalmente com atitudes. Mas também na idéia que fazemos dele. Na idéia que ALMEJAMOS e PROJETAMOS nele. Na interpretação que, mesmo involuntariamente, formamos do outro.

Acontece que nem sempre essa idéia condiz com a realidade. Por vezes interpretamos erroneamente aquilo que a visão não consegue, sozinha, perceber. Ainda: por vezes as pessoas preferem não nos mostrar a sua “real face”, dissimulando, falsificando, enganando, vestindo máscaras. Elas também podem nos contar uma das versões da história de quem são e geralmente somos muitas versões. Tão específicos e complexos são os elementos que compõem a essência de ser que, nem a própria pessoa sabe quem de fato é. Outra questão ainda é considerarmos que as pessoas são instáveis e mutáveis. Elas podem ( e devem) mudar.

Portanto, perante todos esses “poréns” que encontramos na comum, e não por isso menos complexa, prática de conhecer pessoas, muitos enganos podem acontecer.

Aí alteramos as idéias que temos de determinado ser. (Des) construímos nossas percepções. Desfazemos as expectativas. Elas se tornam (ex) pectivas.

E então, por vezes ali figura a decepção e a frustração. E entoamos: “novamente a pessoa não alcançou nossas expectativas”. E então nos magoamos, esperamos por atitudes que talvez não tomem, julgamos como errada a forma que agem, como incoerente.

Será que nesse processo nos colocamos a pensar: E nós? Será que correspondemos às expectativas dos outros? Será que fomos aquilo que dissemos ser? Será que passamos a idéia certa da nossa essência? Será que nossas práticas vão de encontro a nossas atitudes? Será que não somos incoerentes? Confusos, estranhos, indefinidos?

Sei que não se devem criar expectativas sobre nada e ninguém, mas isso é muito fácil na teoria e pouco aplicável na prática. Torna-se realmente difícil controlar emoções, filtrar sentimentos e agir de forma racional 100% das vezes.

Mas quem sabe, se quando percebermos que a possibilidade da frustração de nossas expectativas puder acontecer, paramos, analisamos e façamos essas perguntas.

Pode ser um processo válido.

Perceber que o outro é tão contraditório como nós, que ele não deve (e por certo, nem vai) alcançar nossas expectativas, pois não são objetos criados para atingir um ponto, são pessoas mutáveis, cheias de “poréns”.

O outro pode não alcançar nossas expectativas, mas ainda assim pode nos trazer muitos benefícios.

E podemos perceber isso à medida que nos desfizermos da mágoa, das idéias e delas : as (ex) pectativas.

Anelise Passos
Enviado por Anelise Passos em 17/09/2014
Código do texto: T4965634
Classificação de conteúdo: seguro