Vale tudo?



Saí para caminhar como faço diariamente pela manhã e,quando estava quase chegando em casa,dei uma paradinha na farmácia para comprar umas ampolas de vitamina A.

Assim que entrei no estabelecimento,enquanto aguardava ser atendida,não pude deixar de ouvir o discurso empolgado de um jovem vendedor com uma senhora (assim que nem eu) sobre um medicamento recém-chegado ao mercado.Sempre ouço algo insólito ou divertido nos meus trajetos.Posso garantir que não sou indiscreta,mas as pessoas falam muito alto,inclusive no celular.

Enquanto isso,um outro rapaz veio me atender,Perguntou o que eu queria e eu disse que desejava apenas duas ampolas de vitamina A.Imediatamente ele passou a me fazer várias perguntas.Olhou para os meus cabelos ainda molhados.Costumo lavar os cabelos,passar um creme e aproveitar a caminhada para que eles sequem naturalmente.Para quem tem os cabelos afrodescendentes como os meus,é uma peleja usá-los ao natural.Haja creme! Mas gosto do resultado quando consigo deixá-los cacheados.

Então o vendedor que me atendia foi buscar o que pedi e voltou com a cestinha cheia de outros produtos.Enquanto ele foi e voltou,acompanhei o discurso interminável do outro jovem com a outra senhora.Ela ouvia atentamente como se estivesse diante de um líder religioso.O vendedor entusiasmado falava que tudo o que a senhora estava sentindo desapareceria tão logo ela começasse o tratamento.O produto era sensacional e não tinha nada de milagroso não,era algo novo e muito eficiente.Todos os sintomas provocados pela menopausa desapareceriam,os cabelos voltariam a ser brilhantes e fortes,as dores no corpo,nas articulações,tudo sumiria em pouco tempo.E a mulher só ouvindo,encantada.

Aí, o jovem que me atendia,depois de olhar para o colega orador,tentou me empurrar outros produtos que estavam na cestinha quase que “sufocando”as minhas modestas duas ampolas de vitamina A. E perguntou:-Você quer cuidar dos cabelos,não é?Como assim?Era tão evidente o descuido dos meus cabelos?Concordei para não espichar o assunto e disse que estava com pressa.Ele então me pediu só um tempinho,chamou o outro lá que ainda tentava vender caixas e caixas do remédio milagroso para a minha “colega” e disse:-Mostra pra ela aqui o que tem de novidade em tratamento de cabelo.Faça o teste com ela.

Como assim?Teste? O meu atendente me tranqüilizou,disse que seria rapidinho e que eu ia ficar bem satisfeita.O outro,o grande orador,me conduziu até um aparelhinho,pediu licença para pegar no meu cabelo e,de repente,estava eu vendo os meus fios em lente de aumento no vídeo.Com muita seriedade,o moço me mostrava as cores que apareciam na telinha com as devidas explicações científicas.

-Olha,está vendo essa alternância aqui nos fios? Onde aparece o branco (uma imensa quantidade) mostra a deficiência de várias vitaminas e nutrientes.Não adianta você levar somente a vitamina A e.....Pegou a caixinha do remédio milagroso.Ouvi educadamente,agradeci e disse que a pressa não me permitia ficar ali mais tempo,que voltaria uma outra hora.E fui para o caixa com as minhas duas ampolas de vitamina A.
Tive que segurar o riso para não deixar o jovem desconcertado.O branco abundante em meus cabelos nada mais era do que o excesso de creme que passei depois de lavá-los.
Enquanto aguardava minha vez de pagar,ainda pude ver a cestinha da senhora que o entusiasmado vendedor pegou como cobaia.Cheinho de caixas da cor laranja.O tal remédio para todas as dores.

Ah,em tempo.As ampolas de vitamina A não eram para os cabelos.Era para fazer uma receitinha caseira para passar na pele.Mas isso os jovens vendedores não aprenderam no curso de “como empurrar qualquer produto nos desavisados”. Essa receitinha é do tempo da vovó.rsrssr

Ah,esse capitalismo selvagem! É preciso informação,cautela e muito humor para sobreviver a ele.
amarilia
Enviado por amarilia em 19/09/2014
Reeditado em 19/09/2014
Código do texto: T4967703
Classificação de conteúdo: seguro