LEITURA DRAMÁTICA “MODALIDADE, POESIA”

Recentemente, no meio do meu convívio social. Precisamente no PRÓ-HIPER, lá, neste lugar, os idosos buscam transformar o seu cotidiano em um lazer, onde a sua vida hoje tem um propósito. Realizam atividades diferentes ao seu costume, mas é claro, sem se comprometer com o seu corpo. Como por exemplo; - Vôlei, corrida, dança, hidroginástica, aeróbica, academia e outros mais. Revoluções que fazem neste trajeto, com um voo rasante. Que brilham como uma estrela, para o seu horizonte.

Então, neste lugar, iria acontecer a nossa festa. A festa da primavera, e o show de talentos iria animar ainda mais a nossa festa. Pois ali candidatos poderiam se escrever no que sabiam fazer de melhor.

Então eu percebi que ali estava a oportunidade que tanto esperava. Nada mais, como as minhas poesias. Afinal que graça teria, se eu já estava em várias modalidades e porque não declamar uma das minhas poesias.

Mas... Será que eu teria coragem de ler para um público, de, trezentas, pessoas!?...Humm... Pensei. Acho que não vou ter coragem. Sozinha lá! No palco... Lendo a minha poesia! E mais. Iriam, gostar!?...

Estas perguntas me deixavam, inquieta, e esta inquietação rolava solta, na minha cabeça. E que doce peso, pensava perdida no meu desejo, nesta dúvida que sussurrava em meus ouvidos. Mas, um poeta não perde os seus passos. O seu espaço precisa de vida. Ele ama o que faz. E, então, quando o querer é mais forte. A questão é enfrentar o bicho papão. E decidi. Falei com a professora de dança. Professora... coloca o meu nome na modalidade poesia também! Vamos ver o que vai, dar. Mas, ai! Lembrei de alguém que poderia dar uma força. A professora do coral. Ela tem uma voz tão bonita. Não vai negar, a este meu pedido. Mas, quando queremos uma boa resposta a nosso favor, e, ela vem uma fluida de uma linguagem misturada de; Há, eu não sei se devo. Há, eu acho melhor não. E assim, fiquei sem uma resposta. Como se diz; no vácuo. Rssss, é verdade. Ela fugiu de mim. E agora o que faço, não vou conseguir ler, vou pagar o maior mico, vou gaguejar, não vai dar certo todo o pessimismo embutido em mim. Mas o que fazer!... E pensei. Então... faça você a mudança. Apareça com flores e frutos, e entrelace, o raio do arco-íris da sua alma, use as suas cores, anunciando que você está chegando. Mas justamente, quando a gente, esta já quase conformada. Quase... digo! Não completamente. Os anjos sem serem convidados, aparecem.

Estendem os seus convites divinos e nos oferecem o seu ombro amigo. Um jovem apareceu, e, se ofereceu para me ajudar. Ele tinha percebido a minha insegurança e o meu nervosismo, então, aceitei.

E ali fiquei aguardando a hora do locutor anunciar o meu nome, como uma flor, enquanto espera a primavera.

Um dia dei um passo para frente, incerto... talvez.

Vivi este tempo na esperança de um dia ser ouvida, na dor do meu mundo. Sonhava sentir esta emoção um dia.

Mas não deste jeito. Foi divino, maravilhoso. E assim como um pássaro que pousa divinamente no seu abitar, eu subi naquele palco conduzida por este jovem. Os versos iam fluindo como pétalas de rosas que desabrocham na primavera. Cada palavra era como o soar dos cantos, dos pássaros, e no silêncio, ele do meu lado, cercava-me de carinho, e de vez em quando, sussurrava algumas palavras dando-me, incentivo. E assim foi. E quando terminei, os aplausos. Que bom... que bom. Consegui! Eu pensava. Mas afirmar que foi fácil! Não foi.

Mas valeu esta experiência, está minha evolução.

As vezes na nossa vida! Temos momentos, que só a nós interessa. Muitas vezes, acontece da gente, se aproximar de alguém para uma ajuda. Mas este alguém, não se interessa pelo o que, estamos sentido não é o seu momento. Mas sim, o nosso. E assim, com o ultimo fio de sangue, sobre o coração no peito, bate uma força de um amor-perfeito. E assim fecho os meus olhos, e agradeço a, DEUS, por todos estes momentos bons em minha vida.

Os sonhos foram sonhados. Deram flores, em todas as estações e por fim, se via que nesta primavera, não teria nem um verso, meu. Mas acreditei que eu podia, e deu certo.

Hoje custo acreditar

No que vi acontecer.

Lindos versos

Dos meus sonhos.

Pelo palco transparecer.

O meu saber é limitado.

Sou um sábio libertador.

Na leitura tão dramática

Vi nascer o amor- perfeito.

Então para mim, é sábio e libertador assumir essa “limitação.” Pois a vida não teria graça sem a inquietação.

Uma leitura dramática. Mas que fez ver, quanto mais evoluímos, em querer melhorar! Mais iremos dividir o que nos conforta. Nada mais que as nossas alegrias.

Obs. a poesia foi; “MEUS SONHOS”

NEIRE LUIZA COUTO 21/09/014.

Neire Lú
Enviado por Neire Lú em 22/09/2014
Código do texto: T4972029
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2014. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.