Em tempo de Campanha Eleitoral


Fazer campanha, o que é fazer campanha eleitoral? Outro dia alguém perguntou-me, afinal por que vocês fazem campanha? A resposta parece óbvia, mas não é, existem motivos diversos para fazer campanha... Cada um sabe o motivo que o move... respeitando as diferenças entre uma guerra civil e uma campanha eleitoral e, observando semelhanças, isto me faz  lembrar Anna Néri, enfermeira brasileira, voluntária, que se dispôs a cuidar dos soldados feridos na guerra entre Brasil e Paraguai.

Conta-se que certa vez, durante uma entrevista, o entrevistador admirado por sua coragem e disponibilidade em cuidar dos feridos lhe disse: “Eu jamais faria uma coisa dessas, por dinheiro nenhum deste mundo..." Anna Néri, lhe respondeu: "Tampouco eu faria por dinheiro algum deste mundo..." 

Penso que salvar feridos de guerra, motivo altruísta ímpar, seja um ideal invejável, assim como penso também, que  por certo existem outros motivos capazes de mover pessoas na luta por seus ideais... Ideais coletivos de vida digna para todos e todas, por exemplo.  Assim, salvar sonhos significa de alguma forma, salvar vidas, visto que a esperança de uma vida digna, está em salvar esse projeto de sociedade justa, fraterna e igualitária...  Ah, tal qual Anna Néri, dinheiro nenhum deste mundo, paga uma militância comprometida com esse projeto de sociedade para o Rio Grande do Sul e o Brasil... 

Sabemos, não há uma guerra declarada, há uma guerra disfarçada em nossa sociedade. Talvez não tenhamos a compreensão ou a dimensão do quão cruel é a falta de oportunidades iguais, a omissão do estado, ou o estado a serviço das elites... e durante 500 anos eles governaram conforme seus interesses, mantendo seus privilégios às custas do empobrecimento da maioria da população.

Não é á toa que existem relatos de que numa determinada nação, numa certa era FHC, administrava-se o país da seguinte forma: para um terço da população, o melhor...  estes merecem boas universidades, irão  tornar-se a elite pensante e avançarão em pesquisas científicas e  tecnológicas. O segundo terço, para ser empregados dos primeiros, instrução mediana é suficiente e, os demais, os do terceiro terço, ah, estes deixa que gritem, a gente coloca o exército para calar a boca deles...

E dizer que tem gente que tem saudades disso... 
Realmente, quem não tem memória, nega a história e se deixa enganar... Aliás, tem gente que nega a existência da luta de classes no Brasil. Pior, tem gente que pensa que por ter um padrão de vida um pouquinho melhor que os demais, é rico...
Pobre infeliz, não sabe que pela sua falta de consciência de classe, fortalece  a classe dominadora e opressora da sociedade...

Mas, ninguém escolheu nascer rico ou pobre... Nascemos! O que não podemos é nos render a essa condição, de maneira fatalista e irreversível... a luta de classes existe e precisamos  desvelar a forma que acontece em nosso meio...  
Por exemplo, ao negar a existência de pobres em nossa cidade;  ao negar a falta de oportunidades iguais para todos; ao alardear que ações do governo Tarso Genro são despropósitos, do tipo: "ora, esse governo é irresponsável, retirou os pedágios e não constituiu uma maneira alternativa para cuidar das rodovias"; "as melhorias na escola ‘a ou b’ é fruto apenas de suas próprias promoções"; “o governo ... isto ou aquilo” sem realmente, buscar  informações sérias,  são intencionais e tendenciosas, pois, desinformações desta feita, servem para manipular as pessoas, porque omitem e  distorcem a realidade... 

O Governador Tarso Genro reinventou o Rio Grande do Sul em quatro anos... alinhou as políticas com o governo federal,  trouxe inúmeros programas e recursos financeiros para oxigenar a economia do Estado, como para implementar projetos nos mais variados segmentos da sociedade, seja indústria, comércio, agricultura, transporte e mobilidade, saúde, educação, segurança, moradia e outros... 

Mas... como diz o pai do Materialismo Dialético, Karl Marx: "Não é a consciência que determina a vida, mas a vida que determina a consciência." Oxalá, que a vida tenha sido capaz de nos ter imprimido novas consciências, nos últimos anos... Uma reflexão responsável e urgente se faz necessária,  do contrário, continuaremos colaborando com as classes dominantes... 

Sejamos capazes de buscar a verdade...  em campanha estamos fazendo nossa parte, cada um, cada uma a seu modo, com as armas possíveis na luta pelas classes operárias, pois não há esforço que não valha a pena, não há empecilho que impeça, e, a exemplo de Anna Néri, não há dinheiro que pague, não há medo que paralise e não há descaminho que tire de rota, quem possui um ideal...  

Vencer as eleições 2014, significa dar continuidade aos avanços construídos até aqui... Reeleger Tarso e Dilma, significa: Mais saúde, Mais Médicos, Mais Segurança, Mais Educação, Mais PROUNI, Mais PRONATEC, Mais Ciências Sem Fronteiras, Mais Bolsa Família, Mais Minha Casa Minha Vida, Mais RS Mais Igual, Mais Salário Regional, Mais EGR, Mais SUSAF, Mais Política Estadual de Agroindústria Familiar, Mais, Mais e Mais vida digna para o povo gaúcho e o povo brasileiro, por isso Mais Dilma, Mais Tarso e Olívio Senador!!!

Gelci Agne
Enviado por Gelci Agne em 28/09/2014
Código do texto: T4980123
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2014. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.