Meio fora de hora?

Eu acho mesmo que a gente poderia ter se conhecido antes. Ainda não sei por que a vida tem essa mania irritante e incessante de por nos de frente com tudo aquilo que queríamos. E de, invariavelmente, fazer isso sempre quando nada podemos fazer. Ahh vida...sua insana! Questionei-a sobre isso certa vez. Ela simplesmente riu e disse que nada tinha com isso, disse que tudo era culpa do destino. E jurou por A mais B que, ele sim, era o responsável por tantos infortúnios. Procurei o destino, este doidivanas, e fui logo perguntando:

- Por que insiste em brincar com a gente?

Ele se fez de desentendido e seguiu seu caminho construindo estradas e fazendo pontes. Eu insisti:

- Hei, olhe para mim quando eu estiver falando! Ele parou por um segundo e me olhou com um olhar tão penetrante que me calei. Ele sorriu e disse apenas:

- Eu não tenho nada com isso, meu querido! Procure o imponderável.

Eu apenas concordei e segui em frente ainda um tanto boquiaberto. Acho que ninguém sai mesmo ileso quando encara o destino de frente. Não foi fácil encontrar o imponderável. Por onde me indicaram sua presença, quando lá eu chegava, ele já havia seguido outro rumo. Mas até que (eterno modus operandi) enquanto eu o perseguia e preparava-me para encontrá-lo, quando menos esperava, ele surgiu:

- Oi, tudo bem com o senhor? Soube que me procurava, em que posso ajudá-lo?

Havia preparado inúmeras frases de efeito, elogios e até insultos, todos muito bem ensaiados e, aquela altura com o susto de ser surpreendido, perdidos. Não há ensaio e preparo quando lidamos com o imponderável. Eu só consegui dizer com uma voz tremula:

– Sim.

Ele me olhou com um olhar de quem está sempre um passo à frente, e outra vez perguntou:

- Pois me diga.

Eu ainda me recobrando da surpresa, consegui perguntar o que queria:

- Por que essa mania de aparecer do nada com pessoas e coisas sempre fora de tempo e lugar? - Caro, amigo – foi logo dizendo – Você me conhece por vários nomes tais como: acidente de percurso, impensável, surpreendente, ou simplesmente, com eu mais gosto de ser chamado, “Sr. E agora?” . Disse isso e logo soltou uma pequena gargalhada . Ora... vamos! Sorria! Sorrir faz bem.

Percebi logo que era quase impossível ser levado a sério pelo imponderável. Fiz uma pergunta séria, meus questionamentos eram, sem duvida importantes, mas parecia mesmo que ele não estava muito preocupado com isso. Deixei-o se divertindo e decidi seguir simplesmente em frente. Andei um pouco até que o “Sr. E agora?” deixou de rir e veio até a mim.

- Calma, garoto. Por que tanta pressa?!

- Olha só, pode continuar com sua mórbida diversão em manipular a vida das pessoas. Vou-me embora.

- Mas quem foi que disse que eu manipulo a vida das pessoas?

- Ahhh sim... o senhor, a vida, o destino, todos vocês jogam com as pessoas, sempre pondo diante delas problemas, dificuldades inesperadas, pessoas que se encontram quando não tem de se encontrar. Isso deve ser uma espécie de vídeo game pra vocês, não? Pois então, senhor “E agora?!” E agora.... vou-me embora, passar bem!

- Acalme-se, rapaz! Respire um pouco. Veja só, nós não jogamos com as pessoas. Simplesmente proporcionamos a elas, a você, algo que pode haver de mais sublime na vida humana.

- E eu posso saber o que é tão sublime assim?

- A capacidade de escolher e superar.

- Escolher e superar?

- Sim. isso mesmo! Cada vez que alguém tem diante de si algo inesperado, fatalmente, é obrigado a tomar uma decisão. Alguém que descobre que a caminhada para um sonho deve ser um pouco maior do que achava que seria, deve optar por parar e seguir outro caminho, ou empenhar mais força, tirando de dentro e si fé e coragem para continuar. Alguém que por um mal súbito, ou por acidente, deve refazer toda uma vida, precisa escolher entre deixar de viver em vida, ou ser forte o suficiente para continuar e conquistar tudo que lhe é permitido conquistar. O vento que balança o barco é o mesmo que enche as velas e o impulsiona. É você que escolhe recolhe-las ou içá-las Agora sobre encontrar alguém no momento errado. Nunca haverá tempo errado quando as pessoas escolhem e superam. Percebeu?

- Acho que sim.

- Isso sempre vai te deixar mais forte, acredite! Agora com licença preciso ajudar muita gente a ser mais forte.

Quando já estava distante ele gritou: - Coragem, rapaz!

Deixei aquela conversa.... não diria aliviado, mas certo de que não posso escolher e planejar como as coisas sempre vão ser, mas ainda que o imponderável, a vida ou o destino, queiram me surpreender, e eles sempre, de um jeito ou de outro o farão, caberá sempre a mim escolher me entregar ou lutar; ainda que a derrota possa parecer algo eminente, realmente, só é um derrotado quem se recusa a lutar sempre.

Matheus Medeiros
Enviado por Matheus Medeiros em 01/10/2014
Código do texto: T4982837
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2014. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.