Mãe é quem cria

Dentre esses vídeos que frequentemente recebemos das pessoas, via facebook, um me chamou a atenção de forma especial .

Trata-se de uma cena na qual uma filha totalmente dedicada, pacientemente mantém um diálogo carinhoso e atencioso com sua mãe já senil e acamada.

Ambas, filha e mãe, esta deitada por força das circunstâncias e aquela assentada na cama, de frente para sua mãe, olhos nos olhos, cada qual olhando fixamente uma para a outra, compartilhavam momentos únicos e de total entrega entre elas.

─ Que lugar é esse? Pergunta a mãe.

─ Aqui é a sua casa, este é o seu quarto e esta é a sua cama. Respondeu a filha

A filha instigava a mãe a reavivar na memória o próprio nome, contava-lhe estórias, recitavam poemas, acariciavam uma à outra e teciam mútuos elogios.

Pelo que se pôde perceber, a mãe está morando com a filha e família, pois, vez por outra, a mãe estranhava, olhava para o alto de uma parede e perguntava: ─ E esse senhor aí, quem é?

─ É o Nelson, o seu genro!

─ Você é muito educada! Afirmou mais uma vez a mãe.

─ Oh obrigada, você é que me ensinou!

─ E esse senhor aí? Perguntou novamente a mãe.

─ É o Nelson mãe, o seu genro! Repetiu pacientemente a filha, à mãe.

─ Eu vou ficar contente. Você prá mim é como se fosse a minha filha. Disse a mãe.

─ Mas eu sou sua filha! Afirmou novamente a filha, com toda a paciência.

─ Agora eu sou mais agradecida. Disse a mãe, acariciando a filha.

─ Quem sou eu? Perguntou a filha.

─ Você é minha mãe! Afirmou novamente a mãe.

─ Então tá bom, você é minha filha! “Concordou” a filha, com a mãe.

─ Tomar remédio para dormir. Disse a filha, servindo o remédio à sua mãe.

─ Você é um encanto prá mim. Reforçou a mãe.

─ Você é que é um encanto prá mim! Retribuiu assim a filha, a gentileza à sua mãe.

Dessa forma os momentos de carinho, compreensão e diálogo e contatos físicos prosseguiam entre ambas.

Pensando bem, mãe não é só aquela que gera. É também aquela que cria, que cuida, que protege, que dá carinho, que troca as fraldas, que dá banho, que dá alimentos, que dá remédio, que compartilha, que conta casos e estórias, aquela que afugenta os fantasmas, aquela que canta para embalar o sono do filho. Aquela cuja mera presença transmite paz, segurança e tranquilidade.

Sendo assim, aquela filha que zela tão bem por sua mãe, na verdade está sendo “mãe” de sua própria mãe, ao retribuir todo o carinho que recebera durante toda a sua vida.

Rafael Arcângelo
Enviado por Rafael Arcângelo em 01/10/2014
Reeditado em 01/10/2014
Código do texto: T4983017
Classificação de conteúdo: seguro