No início deste ano, voltando do litoral,  uma família próxima perdeu a mãe em um acidente de carro. Uma tragédia. Sofrimento imenso. Uma das filhas tem um filhinho de seis anos que pergunta pela avó e quer saber o que acontece quando a pessoa morre. O que responder? "Virou uma estrela". "Foi para o céu para junto de Deus" são respostas comuns do pessoal mais ligado à fé. Mas, mesmo sem fé, como dizer a uma criança:  acabou e foi enterrada? Descobri que esse problema não é só para crianças. Mesmo os adultos perguntam que sentido tem a vida se ela é tão frágil, tão incerta e em um segundo pode acabar. O que é a alma? Existe mesmo? É imortal? O que existe depois da morte? 
        Temos de ser humildes e confessar que não somos donos desses assuntos. De minha parte  tenho procurado ler as tradições antigas tanto das religiões negras e indígenas, como da Bíblia e também ler autores atuais e o que pode dizer sobre isso a filosofia atual.  Vitor Mancuso, filósofo italiano e doutor em teologia ( bem conhecido na  Europa e lido  também no Brasil), escreveu: "A alma e o seu destino". É um livro grande em italiano, difícil de ler porque tem muitas citações. Mas estou “macarronicamente” lendo e tentando fazer anotações  em português. 
Caso consiga, mais pra frente partilho em outra crônica.