REGRA DE 3 SIMPLES 


Candidata à reeleição tem afirmado em sua propaganda eleitoral e (principalmente) no debates na TV que os programas sociais dos governos que  antecederam a Administração pelo seu partido, foram programinhas mixurucas, sem extensão territorial ou humana. Nas falas da candidata, é como se nunca neste país coisa alguma houvesse sido feito no sentido de promover justa distribuição da renda, principalmente aquela gerada pelos  impostos de quem efetivamente os paga.
Não vou, aqui, filosofar sobre esses temas, pois este não é o propósito. 
Alem do que não é minha praia. 

Onde pretendo chegar, é um lugar primário. É tão somente o lugar da interrogação quanto ao item Programa Bolsa Família x  Famílias beneficiadas, em termos numéricos. 

Ouvi, mais de uma vez, o alardeio da candidata debochar da assistencia que o governo anterior ao PT oferecia a famílias carentes, através do Programa Bolsa Escola, Auxílio Gas e outros. 
É sabido de todos nós que o Bolsa Família é uma decodificação dos anteriores, com nomenclatura nova.
A idéia, porém, vem sendo aprimorada desde sempre, em governos que existiram mesmo antes de esta que aqui escreve ter nascido.
E olha que já sou avó.

O Minha Casa Minha Vida, só para exemplificar, tem parentesco em 1º grau com os programas da COHAB, do BNH e outros.
O Seguro Desemprego, que até ele estão dando como recém-nascido, é "véi" de guerra. Estava previsto desde a Constituição de 1946, embora somente introduzido  em 10 de Março de 1986, pelo Decreto-Lei nº 2 224, e regulamentado em 30 de Abril do mesmo ano, pelo Decreto 92 608.

Vou parar com isso e falar sobre a Regra de 3 Simples, que é verdadeiramente o meu propósito neste momento.

A candidata desmerece os programas de transferencia de renda dos governos anteriores dizendo, entre outras coisas, que os programas do FHC eram programinhas que atendiam a apenas 5 milhões de pessoas, ao passo que o Bolsa Família atual atende a 50 milhões de pessoas. Ao mesmo tempo, a candidata do PT afirma que a pobreza diminuiu e que, por tal motivo,  a dita classe média aumentou.
Ora, convenhamos, a coisa é matemática.
Se, antes, os tais programinhas atendiam a 5 milhões de pessoas e, hoje, atendem a 50 milhões, nas minhas contas isto significa que o número de famílias atendidas aumentou, em igual proporção  ao aumento da pobreza.

A não ser que o cadastro do programa não reflita o espelho da verdade.
Ou, para vergonha minha, eu tenha desaprendido a efetuar uma regra de 3 simples.

Até porque, se a pobreza aumentou, qual mérito pode haver para um governo ?
Seria bonito e de excelência poder, agora, fazer poesia  "aos quatro cantos da bola" , ou do cume das montanhas, em "Vivas" altos e em bons sons, as falas deste governo pudessem ser comemoradas , se nos dissesse:


"Encontramos um país com 5 milhões de pessoas que viviam na pobreza extrema e, hoje, temos o prazer e a felicidade de informar a todos os brasileiros que a miséria foi banida da nossa Nação."

 
Miriam Dutra
Enviado por Miriam Dutra em 19/10/2014
Reeditado em 19/10/2014
Código do texto: T5004123
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2014. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.