A MÍDIA CONTRA A ESQUERDA

A TELEVISÃO NÃO É AMBIENTE PARA UMA PESSOA COM A DIGNIDADE DA DILMA – A cara de bom moço do Willian Bonner me embrulha o estômago. A grande mídia me enjoa mais a cada dia. E é interessante como as famílias Sarney, Collor e Neves possam ter em comum o fato de serem proprietárias de grandes empresas de comunicação em seus estados. É claro que Aécio, articulado e incisivo como um Carlos Lacerda, venceria todos os debates. Mas algo falta a Aécio, como, por exemplo, uma história. Aécio é uma nulidade. Ele é fruto de uma tentativa desesperada de uma burguesia ressentida. Usa o nome do avô Tancredo e de Fernando Henrique o tempo todo, mas quando Dilma fala dos governos tucanos e sua total irresponsabilidade, ele pede para ela tirar os olhos do retrovisor. Ora, todo motorista sabe que precisamos, sim, olhar pelo retrovisor constantemente, para nossa segurança. Para sabermos que não se confia na mídia patrocinada pelas grandes corporações; para sabermos que Dilma lutou corajosamente contra a Ditadura Militar perversa e irresponsável que afundou nosso país na escuridão, na violência oculta e na dívida externa, enquanto a Globo – nascida em acordo feito com o governo militar – apoiava discretamente esta ditadura; para sabermos que a Veja, ao contrário da dissimulada Globo, sempre se colocou abertamente contra o PT, fazendo parecer que o partido inaugurou a corrupção neste país. Eu reitero: o grande pecado do PT foi ter pago propina aos vermes do Congresso Nacional para que estes votassem favoráveis a leis importantes para o país e para a população de menor renda. Dirceu e Genoíno pagam pelo seu erro na cadeia. E quanto àqueles deputados que recebiam as propinas como filhotes de passarinho com a boca aberta (como, aliás, sempre ocorreu no Brasil, seja no governo do PSDB, seja no começo do Brasil republicano em sua política do café com leite)? Onde estão esses passarinhos? Estão todos livres e anônimos. E Dilma tem indagado “onde estão os corruptos do PSDB?” e respondido com a certeza de que detém a verdade dos fatos: “todos soltos”.

O PT não é exatamente a esquerda que nós, da esquerda ou simpáticos a ela, esperávamos. Mas votar num candidato como Aécio Neves, eu julgo que é confiar o destino do meu país nas mãos das corporações, da grande mídia patrocinada e comprometida, da direita reacionária, da burguesia receosa com a melhoria de vida da população pobre. Eu sou pobre. E acho que pobre vota em Dilma. Universitários votam em Dilma. Intelectuais votam Dilma. Historiadores votam em Dilma. Por que será? Gente desinformada? Penso aqui na minha filha, que estuda num pólo da UFF, construído pelo governo do PT que abriu 19 universidades, contra zero do governo tucano. Tomo conhecimento de que, apesar das queixas com salários, não se tem notícia por lá, de qualquer professor – e são todos doutores em suas especialidades – que declare seu voto a Aécio. Entre a mídia emburrecedora e manipuladora e os intelectuais, eu fico com os últimos.