Retratos Na Parede

Desconheço minhas origens. Não possuo parentes, amigos, conhecidos, nem mesmo me comunico com outro ser igual a mim. Tenho pouca idade, jamais sai de casa. Tudo que vejo são retratos na parede.

Nos tempos primordiais, engatinhava pelo recinto, atualmente corro. Passando pelos corredores intermináveis vejo retratos na parede.

Eles me observam, me segue com seus olhos. Mas quando indago minhas origens, eles se transformam em apenas, retratos na parede.

Quando estou inércia, me ponho a pensar por que estou aqui? Refleti várias vezes sobre o assunto, o que me parece mais propício é que também me tornarei um retrato na parede.

Viso os quadros empoeirados, emputrefados, gastos com o passar dos séculos. Já não possuem a beleza suprema que havia quando confeccionados, agora são apenas retratos na parede.

Qual será a história desses seres, que antes de serem quadro eram indivíduos livres de molduras? Teria eles vívido naquela mesmo casa com outros antigos retratos na parede?

Estou amedrontado, agora eu penso. Eles sabem disso e querem me capturar. Sombras escuras vem em minha direçao. Corro, fujo do que antes eram apenas retratos na parede.

Um calafrio passa lentamente pelo meu corpo, sem pressa para ir embora minhas vistas escurecidas, tentam com desespero encontrar uma saida daquele monstruos lugar, daqueles malditos retratos na parede.

Pouco a pouco, perco as força, perco os movimentos, a respiração se dificulta, a escuridão toma conta de meus olhos, sinto uma dor terrível, inexplicável. Sinto- me sendo moldado a fogo e colocado junto aos retratos na parede.

Agora consigo ver, mas nao me mexo, nem falo, meus nervos e músculos nao respondem aos meus comandos. Se pudesse soluçaria, me entregaria as lágrimas, pois acabam de abrir a porta. Uma pequenina e indefesa criança é deixada. Para ter o triste fim de se tornar parte dos amargurados retratos na parede.