VAIDADE
Crônica de VALDEZ JUVAL

Li, certa vez, de um poeta: VAIDADE, TEU NOME É MULHER.
Respeito, mas tenho ponto de vista diferente.
Ora, se vaidade é a valorização que se atribui à própria aparência, ou quaisquer outras qualidades físicas ou intelectuais, fundamentada no desejo de que tais qualidades sejam reconhecidas ou admiradas pelos outros, segundo o nosso dicionário, porque não admitir que vaidade não tem sexo?
Embora sendo um substantivo feminino, a vaidade não deixa de ser valorizada pelo homem.
Vaidade é a avaliação muito lisonjeira que alguém tem de si mesmo, mas ser vaidoso não é ser “besta” ou pedante. Não é ser imodesto, presunçoso ou fútil.
Eu sou um vaidoso.
Reconhecedor de minhas poucas qualidades, não nego que me admiro quando sinto que fiz algo que não seja tão desprezível. É esta valorização que nos faz com mais vontade de realizar e lutar para alcançar um maior e melhor objetivo.
Tenho convicção que não sou uma coisa insignificante.
Basta sentir a perpetuação da minha espécie na existência de meus filhos e netos.
Acredito que muitos também pensam assim, mas, como sempre digo, opinião não se discute.
valdezjuval
Enviado por valdezjuval em 28/10/2014
Reeditado em 23/12/2019
Código do texto: T5014641
Classificação de conteúdo: seguro