CLODOALDO, UM TRICAMPEÃO MUNDIAL ESQUECIDO EM SERGIPE

Nascido no Estado de Sergipe, o tricampeão mundial de futebol Clodoaldo Tavares de Santana, passa despercebido em sua terra natal. Enquanto homem do quilate do comentarista Milton Neves badala o nome de “Corró”(como é conhecido carinhosamente pelos amigos) em todos os lugares que chega e também através das suas sublimes crônicas, as autoridades sergipanas preferem valorizar nomes de pessoas de outros estados que não engrandecem o nome do pobre e sofrido futebol sergipano.

De infância pobre, Clodoaldo foi cedo para cidade de Santos e lá aos 17 anos começou a jogar no time titular do Santos ao lado das feras Pelé, Coutinho, Carlos Alberto, Gilmar Toninho etc. Com boas atuações no time santista Clodoaldo foi logo convocado para Seleção Brasileira onde sagrou-se tricampeão mundial nos campos mexicanos

Em Sergipe, a insensibilidade das autoridades, chegou ao ponto de homenagear em ruas, avenidas, praças, complexos esportivos e até estádios pessoas como Prisco Viana, Lafayete Coutinho, Paulo Maluf, Garrastazu Médici, Fernando Collor etc. Tornou-se modismo em Sergipe, as autoridades inaugurarem uma praça esportiva e colocar o próprio nome ou de um amigo próximo. Para não dizer que estou falando mentira temos aqui o Estádio Augusto Franco (Estância), João Alves (Propriá), Médici (na cidade de Itabaiana), Vavazão( Maruim) e nossa maior praça esportiva de nome doutor Lourival Baptista em homenagem ao governador fundador.

Para não dizer que fui injusto aqui na crônica, eu digo aos leitores que existe uma cabine no Estádio Lourival Baptista que leva o nome do tricampeão mundial Clodoaldo Tavares Santana, algo insignificante para quem honrou o nome do Estado de Sergipe nos campos de futebol do mundo inteiro.

Clodoaldo é casado, tem lindas duas filhas e um neto. Atualmente Clodoaldo mora em Santos(SP) onde tem um escritório imobiliário com uma boa clientela.

Reri Barretto
Enviado por Reri Barretto em 31/10/2014
Reeditado em 31/10/2014
Código do texto: T5018265
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2014. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.