SAWABONA SHIKOBA (EC) 
 
Para escrever sobre o tema de hoje procurei me inteirar junto a nossa enciclopédia ambulante – Google – o significado  da palavra “SAWABONA”, um termo usado na África do Sul  como  cumprimento e que quer dizer: “Eu te respeito, eu te valorizo, você é importante para mim”. Em resposta as pessoas dizem: “SHIKOBA”,  significando: “Então, eu existo para você”.

Não resta dúvida que é um cumprimento gostoso de ouvir. Mas, aprendi mais através de um texto de Luciane Zani a respeito de um costume muito bonito adotado por uma tribo africana, que consiste no seguinte: Quando alguém faz algo prejudicial e errado, eles levam a pessoa para o centro da aldeia, e toda a tribo vem e o rodeia. Durante dois dias, eles vão dizer ao homem todas as coisas boas que ele já fez.

A tribo acredita que cada ser humano vem ao mundo como um ser bom. Cada um de nós desejando segurança, amor, paz, felicidade.

Mas às vezes, na busca dessas coisas, as pessoas cometem erros.


A comunidade vê aqueles erros como um grito de socorro.

Eles se unem então para erguê-lo, para reconectá-lo com sua verdadeira natureza, para lembrá-lo quem ele realmente é, até que ele se lembre totalmente da verdade da qual ele tinha se desconectado temporariamente, e, uma vez ciente de sua verdadeira natureza,  repete: Sawabona Shikoba ! "Eu sou bom".
 
                       **********************************

(Este texto faz parte do Exercício Criativo (EC) sob o tema “SAWABONA SHIKOBA”, outros textos versando sobre o tema serão encontrados neste link : http://www.encantodasletras.50webs.com/sawabonashikoba.htm)
 
 
 
Zélia Maria Freire
Enviado por Zélia Maria Freire em 03/11/2014
Reeditado em 03/11/2014
Código do texto: T5021447
Classificação de conteúdo: seguro